UNIP 2022 - Em 1519, Hernán Cortés e sua tropa numericamente inferior entram na capital asteca, Tenochtitlán. As ações encaminhadas pelo explorador espanhol levaram à capitulação mexicana, em 1521, apesar da superioridade das populações indígenas. Analise as assertivas que explicam o sucesso de Cortés na Conquista do México e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. A capacidade dos invasores em perceber as fraquezas dos adversários e compreender a rivalidade entre as diversas tribos no Vale Mexicano, especialmente entre astecas e tlaxcaltecas.
II. O comportamento ambíguo, hesitante, de Montezuma, o líder asteca, que não opõe a Cortés quase nenhuma resistência e prefere não usar seu poder contra os invasores.
III. A predominância entre os astecas do culto a Quetzalcóatl, a divindade da paz que não estimulava a guerra, mas o autossacrifício.
IV. A ausência entre os astecas de um grupo de guerreiros armados o suficiente para inviabilizar a ocupação e a conquista territorial.
a) Apenas I e II.
b) Apenas II e III.
c) Apenas I e III.
d) Apenas III e IV.
e) Apenas II, III e IV.
RESPOSTA:
Letra A.
A assertiva III está incorreta porque, quando da chegada dos espanhóis, os astecas formavam um império expansionista que subjugava povos vizinhos, obrigados a pagar tributos entre os quais o fornecimento de pessoas para sacrifícios. A assertiva IV está incorreta porque o Estado asteca empreendia guerras de conquista que estruturavam uma sociedade militarista comandada pela nobreza guerreira de acordo com os interesses do imperador.
LEIA TAMBÉM:
Nenhum comentário:
Postar um comentário