PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 14 de março de 2022

Questão de História - UNIP 2022 - As revoltas do período regencial não se enquadram em uma única forma.

UNIP 2022 - As revoltas do período regencial não se enquadram em uma única forma. Elas tinham relação com as dificuldades da vida cotidiana e as incertezas da organização política, mas cada uma delas resultou de realidades específicas, provinciais ou locais. Muitas rebeliões ocorreram em importantes capitais, tendo como protagonistas a tropa ou o povo e revelavam as contradições econômicas e políticas da maior colônia portuguesa. Sobre essas revoltas, assinale a alternativa correta. 
a) A revolta da Cabanagem foi incentivada por escravos alforriados desejosos de pôr fim à escravidão no Norte do Brasil e, para consolidar seu objetivo, tomaram o poder no Grão-Pará. 
b) Em 6 de Novembro de 1837, teve início, no Sul do país, um movimento, a Sabinada. Essa revolta adotou postura antilusitana que conseguiu expulsar autoridades provinciais e proclamar uma República. c) A Sabinada tinha como base de apoio a classe média e os senhores de engenho, interessados em manter a escravidão e a unidade do governo, em face a vários movimentos separatistas. 
d) Durante a regência, a Revolução Pernambucana se notabilizou por ser um movimento de caráter liberal e federalista, cujos representantes estavam imbuídos pelos ideais iluministas. 
e) A Balaiada se concentrou principalmente no sul do Maranhão, uma área de pequenos produtores de algodão e criadores de gado. Iniciou-se por questões políticas entre partidos e foi assumida por outros setores, que se opuseram ao recrutamento militar forçado, às condições de miséria de colonos e ao abuso de poderes.

RESPOSTA:
Letra E.

Irrompida no Maranhão em dezembro de 1838, foi o mais violento movimento revolucionário do Período Regencial. Começou com um ato isolado de um grupo de vaqueiros, logo espalhando pelo interior pequenos focos de contestação, inclusive, contra o sistema de recrutamento militar forçado. A disputa entre os membros da elite, dividida entre os defensores da submissão ao governo central e os partidários da autonomia provincial, perdeu o protagonismo quando os setores populares começaram a impor suas reivindicações, assumindo o controle da revolta. A partir de então, ganha importância a luta contra o escravismo, presente desde a época colonial, afetando as populações negras e mestiças.

LEIA TAMBÉM:
Questões de História / UNIP 2022 - Questão 21 - Questão 22 - Questão 23 - Questão 24 - Questão 25 -

Nenhum comentário: