PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 4 de maio de 2021

Questão PET - A região sudoeste do Rio Grande do Sul, na fronteira com a Argentina

– “A região sudoeste do Rio Grande do Sul, na fronteira com a Argentina e o Uruguai, apresenta extensa faixa de solos arenosos suscetíveis à erosão, com locais severamente degradados. Esses solos apresentam reduzido conteúdo de argila e de matéria orgânica, baixos níveis de fertilidade e baixo grau de agregação – características relacionadas ao material geológico e aos processos de evolução das superfícies geomórficas e de retrabalhamento de sedimentos […]. O fator preponderante que propicia o estabelecimento dos processos de degradação é a perda da cobertura vegetal, expondo o material arenoso à incidência dos agentes erosivos”. 
ROVEDDER, A. P. M.; ELTZ, F. L. F.. Revegetação com plantas de cobertura em solos sob erosão eólica no Rio Grande do Sul. Rev. Bras. Ciênc. Solo, Viçosa , v. 32, n. 1, p. 315-321, Feb. 2008 (adaptado). 
O uso do solo de forma inadequada, associado à suscetibilidade natural dos solos na área apresentada pelo texto, ocasiona problemas referentes à: 
a) Desertificação. 
b) Salinização. 
c) Contaminação. 
d) Arenização.

Resposta: Letra D.
Os solos arenosos do Rio Grande do Sul, quando utilizados de forma inadequada e muito expostos ao regime de chuvas e à erosão eólica, degradam-se e perdem a fertilidade, formando os chamados “areais” a partir da sedimentação. Esse processo recebe o nome de arenização.

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...