5 – Leia o texto abaixo e responda.
“ [...] A biodiversidade é um recurso das pessoas. Enquanto o mundo industrializado e as sociedades ricas voltam as costas para a biodiversidade, os pobres no Terceiro Mundo continuam dependendo dos recursos biológicos para sua alimentação e nutrição, para o cuidado com a saúde, para a energia, vestimenta e moradia. A Biodiversidade não é, como a atmosfera ou os oceanos, um bem comum no sentido ecológico. Ela existe em países específicos e é usada por comunidades particulares. [...] A biopirataria é o desvio ilegal das riquezas naturais (flora, água e fauna) e do conhecimento das populações tradicionais sobre a utilização destes. Em várias regiões da Amazônia, pesquisadores estrangeiros desembarcam com vistos de turistas, entram na floresta, muitas vezes, infiltrando-se em comunidades tradicionais ou em áreas indígenas. Estudam diferentes espécies vegetais ou animais com interesse para as indústrias de remédios ou de cosméticos, coletam exemplares e descobrem, com o auxílio dos povos habitantes da floresta, seus usos a aplicações. Após obterem informações valiosas, voltam para seus países e utilizam as espécies e os conhecimentos das populações nativas para isolarem os princípios ativos. Ao ser descoberto o princípio ativo, registram uma patente, que lhes dá o direito de receber um valor a cada vez que aquele produto for comercializado. Vendem o produto para o mundo todo e até mesmo para o próprio país de origem, cujas comunidades tradicionais já tinham o conhecimento da sua utilização.
Ambiente Brasil. Artigos de biotecnologia.
(https://ambientes.ambientebrasil.com.br/categoria/biotecnologia/artigos_de_biotecnologia. Acesso em: 29 mar. 2021)
a) O que é biopirataria?
b) Quais são os usos da biodiversidade para as populações tradicionais?
c) Por que o conhecimento das populações tradicionais interessa às indústrias farmacêuticas e de cosméticos?
Respostas:
a) Os recursos da biodiversidade da floresta são usados para moradia, alimentação, vestuário e cuidados com a saúde.
b) É uma prática em que os recursos naturais de um certo lugar e os conhecimentos sobre o uso desses recursos são desviados ilegalmente, sem autorização ou benefício para os povos locais.
c) Porque os povos locais sabem como extrair princípios ativos de espécies vegetais e animais que podem ser úteis à fabricação de cosméticos e medicamentos.
Um comentário:
A letra (A) está trocada com a letra (B)
Postar um comentário