PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Primeiro censuram a palavra “ditadura” no Enem... O próximo passo é ensinar a Terra plana em Geografia

O Conselho criado pelo governo federal para inspecionar questões do Exame Nacional do Ensino Médio aconselhou que uma questão de Linguagens, Códigos e suas tecnologias substituísse o termo ‘ditadura’ por ‘regime militar’.

Agora, o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que pede a suspensão do trecho de um edital com novas regras para livros didáticos foi protocolado nesta quinta-feira (18) na Câmara dos Deputados. A deputada federal Tabata Amaral (PDT/SP) assina o documento.

Entre as especificações, houve a retirada de trechos como "especial atenção para o compromisso educacional com a agenda da não-violência contra a mulher" e promover "negativamente a imagem da mulher". Com as novas regras, agora as obras devem "promover positivamente a imagem dos brasileiros, homens e mulheres" e "estar isenta de qualquer forma de promoção da violência".

Guilherme Boulos criticou o projeto hoje, 18/02/2021, no twitter:
"Primeiro censuram a palavra “ditadura” no Enem. Agora querem retirar termos como “princípios democráticos”, “respeito à diversidade” e “não-violência contra a mulher” dos critérios para escolha de livros didáticos infantis. O próximo passo é ensinar a Terra plana em geografia."

Nenhum comentário: