A Bahia faz divisa com oito estados: Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Piauí ao norte, Tocantins e Goiás a oeste, Minas Gerais e Espírito Santo ao sul. A leste, seu território é banhado pelo oceano Atlântico.
Mais da metade do território baiano encontra-se na região semiárida. Já o litoral, com 1.183 quilômetros de extensão, é o maior entre todos os estados brasileiros. O clima tropical é predominante na Bahia.
Seu relevo é marcado pela presença de planícies, planaltos e depressões. O ponto mais alto do estado é o pico das Almas, com 1.958 metros. Também é possível encontrar chapadões e chapadas, como a da Diamantina, além da serra do Espinhaço.
O Parque Nacional da Chapada Diamantina fica no estado da Bahia. As chapadas são terrenos altos, geralmente planos, que terminam abruptamente em declives praticamente verticais. |
No semiárido, os planaltos são caracterizados por baixas altitudes. As planícies ocorrem na região litorânea, com altitudes que não ultrapassam 200 metros. Nessas áreas são comuns depressões que dão origem a praias, dunas, restingas e pântanos. Aí também ocorrem áreas de floresta tropical úmida.
No total, a Bahia conta com dezesseis bacias hidrográficas. O principal rio é o São Francisco, que corta o estado de sul a norte. Outros rios igualmente importantes são o Paraguaçu e o rio de Contas. Também merecem destaque o Jequitinhonha, o Itapicuru, o Capivari e o rio Grande.
Fonte: Britannica Escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário