PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Geografia da Bahia

A Bahia faz divisa com oito estados: Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Piauí ao norte, Tocantins e Goiás a oeste, Minas Gerais e Espírito Santo ao sul. A leste, seu território é banhado pelo oceano Atlântico.

Mais da metade do território baiano encontra-se na região semiárida. Já o litoral, com 1.183 quilômetros de extensão, é o maior entre todos os estados brasileiros. O clima tropical é predominante na Bahia.

Seu relevo é marcado pela presença de planícies, planaltos e depressões. O ponto mais alto do estado é o pico das Almas, com 1.958 metros. Também é possível encontrar chapadões e chapadas, como a da Diamantina, além da serra do Espinhaço.

O Parque Nacional da Chapada Diamantina fica no estado da Bahia.
As chapadas são terrenos altos, geralmente planos,
que terminam abruptamente em declives praticamente verticais.
No semiárido, os planaltos são caracterizados por baixas altitudes. As planícies ocorrem na região litorânea, com altitudes que não ultrapassam 200 metros. Nessas áreas são comuns depressões que dão origem a praias, dunas, restingas e pântanos. Aí também ocorrem áreas de floresta tropical úmida.

No total, a Bahia conta com dezesseis bacias hidrográficas. O principal rio é o São Francisco, que corta o estado de sul a norte. Outros rios igualmente importantes são o Paraguaçu e o rio de Contas. Também merecem destaque o Jequitinhonha, o Itapicuru, o Capivari e o rio Grande.

Fonte: Britannica Escola.

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...