Praticamente 90 por cento do território cearense é caracterizado pela Caatinga. Uma variedade maior de vegetação existe apenas nas regiões mais elevadas e no litoral, porque são áreas com mais umidade. Na parte alta das chapadas, por exemplo, é possível encontrar áreas de cerrado. Nas várzeas dos rios estão os carnaubais, e nos pés de serra e nos sopés das chapadas existem florestas. Na região litorânea é possível encontrar vegetação típica de dunas como coqueiros e mangues.
A carnaúba é uma árvore da família das palmeiras muito apreciada porque todas suas partes são aproveitadas. |
Uma das plantas mais conhecidas do Ceará é a carnaúba, um dos símbolos do estado e importante fonte de recursos para a economia local. Outra planta típica é a cebola-de-calango, um dos itens mais apreciados por colecionadores de bulbos do mundo.
A fauna cearense destaca-se pela presença de pássaros característicos da região, como o uirapuru-laranja e a jandaia. O soldadinho-do-araripe é outra espécie de ave importante, descoberta em 1996 na chapada do Araripe e só encontrada nessa região. Nas áreas de mangue destacam-se caranguejos, galinhas-d’água, garças, siris e carás, entre outros animais.
Fonte: B.E.
Nenhum comentário:
Postar um comentário