PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Catalunha declara independência da Espanha

O Parlamento catalão proclamou nesta sexta-feira (27), por meio de uma sessão plenária no Parlamento de Barcelona, a independência da região autônoma do resto da Espanha.

Parlamento da Catalunha declara independência.
A resolução unilateral foi apresentada pela maioria independentista, um desafio inédito na história da democracia espanhola.

"Que comece a sessão", declarou a presidente da Câmara, Carme Forcadell. Em seguida, um representante da oposição, Carlos Carrizosa, afirmou que a moção independentista "destrói o mais sagrado: a coexistência".

O Senado espanhol também está reunido em Madri em sessão extraordinária nesta sexta-feira, a pedido do governo de Mariano Rajoy, para suspender o autogoverno catalão, pela primeira vez em quatro décadas.

Dezenas de milhares de manifestantes separatistas saudaram a declaração de independência do lado de fora do Parlamento catalão, com gritos e aplausos.

A última tentativa da Catalunha de declarar sua independência remonta a 1934, quando o então presidente da região, Lluis Companys, proclamou uma "República Catalã" dentro de uma "República Federal da Espanha".

Reação de Madri

O chefe do governo espanhol, Mariano Rajoy, pediu calma e prometeu "restaurar a legalidade na Catalunha", alguns minutos após a proclamação da independência da região pelo Parlamento de Barcelona.

"Exorto todos os espanhóis a se acalmarem: o estado de direito irá restaurar a legalidade na Catalunha ", escreveu Rajoy no Twitter.

Fonte: RFI.

Nenhum comentário: