PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

História de Bom Sucesso de Itararé, São Paulo – SP

Histórico do Município: Bom Sucesso de Itararé, São Paulo – SP
Gentílico: bom sucessiense

O município de Bom Sucesso de Itararé foi criado em 30 de dezembro de 1991. Sua formação administrativa teve início recente, com a criação, em 27 de dezembro de 1985, do distrito com sede no povoado de Bom Sucesso, no município de Itararé.
Resultou de uma série de desmembramentos e fez parte de uma região de formação histórica marcada pelo tropeirismo e pela extração de minérios. A origem do primeiro núcleo de Bom Sucesso de Itararé foi a implantação, em 1929, da Serraria Junqueira Mello no bairro de Terra Boa, que vigorou por um período de três anos.

O patrimônio local foi formado por uma série de doações feitas por fazendeiros da região, que providenciaram a abertura de estradas de acesso ao povoado que, até então, costumava se comunicar com as demais localidades por antigas trilhas de tropeiros. A primeira estrada, aberta pelas serrarias Junqueira Mello e Lumber, ligava Bom Sucesso ao município de Itararé, e a segunda, aberta em 1948 por Luiz Sguario, ligava-o ao município de Itapeva.

Sua primeira indústria de extração mineral, instalada em 1949, veio somar-se aos outros fatores que interagiram para o desenvolvimento da região. 

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Bom Sucesso do Itararé, pela lei nº 4954, de 27-12- 1985, subordinado ao município de Itararé.
Elevado à categoria de município com a denominação de Bom Sucesso do Itararé, pela lei estadual no 7664, de 30-12-1991, desmembrado do município de Itararé. Sede no antigo distrito de Bom Sucesso do Itararé. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.
Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído do distrito sede. 
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Fonte: Biblioteca do IBGE.

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...