PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Cidinho & Doca - Rap da Felicidade: Eu Só Quero É Ser Feliz

Que rap é esse? Rap da Felicidade

Cidinho e Doca
“Eu só quero é ser feliz
Andar tranqüilamente
Na favela onde eu nasci
É…
E poder me orgulhar
E ter a consciência
que o pobre tem o seu lugar
Fé em Deus”
Com esta música, “Rap da Felicidade”, Cidinho e Doca, mostravam para o Brasil em 1995, a realidade dos morros cariocas e de outras tantas periferias espalhadas pelo país. É importante destacar que essa música (que é rap e não funk propriamente dito) é considerada por muitos como o “hino dos funkeiros”, estilo que começava a a ganhar força numa vertente denominada de funk consciente, com letras que denuncia a realidade das favelas: da violência e do descaso.
Mais do que denunciar essa realidade alienante, esta música embala o corpo e mexe com a cabeça: faz pensar e querer mudar. As pessoas devem lutar pelo seu lugar. Mobilize a comunidade. O erro é não fazer nada. E ficar refém do medo e da violência.

Rap da Felicidade - Vestibular - Geografia

FECILCAM 2012 - A letra do rap “Eu só quero ser feliz” é uma espécie de mapa social das cidades brasileira. A partir do texto e dos conhecimentos relacionados a essa temática assinale a alternativa INCORRETA.
Eu só quero é ser feliz

“Eu só quero ser feliz,
Andar tranquilamente na favela onde eu nasci, é.
E poder me orgulhar,
E ter consciência que o pobre tem lugar.
Fé em Deus, DJ [...]
Minha cara autoridade, eu não sei o que fazer,
Com tanta violência eu sinto medo de viver.
Pois moro na favela e sou muito desrespeitado,
A tristeza e alegria aqui caminham lado a lado.
Eu faço uma oração para uma santa protetora.
Enquanto os ricos moram numa casa grande e bela,
O pobre é humilhado, esculachado na favela.
Já não aguento mais essa onda de violência.
Só peço a autoridade um pouco mais de
competência [...]
Diversão hoje em dia, não podemos nem pensar.
Pois até lá nos bailes, eles vem humilhar [...]”
(RASTA, J; KÁTIA. Rap da felicidade. In: Tropa de Elite.
Rio de Janeiro: ERMI, 2007).

a) As favelas localizam-se geralmente nas periferias ou locais impróprios para a construção de moradias, com áreas sujeitas à deslizamentos de morros ou sobre cursos de água poluídos, onde se disseminam doenças;
b) As metrópoles são lugares onde as diferenças sociais ficam mais claras, pois a riqueza e a pobreza encontram-se lado a lado e as injustiças sociais aparecem nitidamente na própria paisagem urbana;
c) O problema relatado na letra do rap “Eu só quero ser feliz” é característico apenas dos pequenos centros urbanos, uma vez que o governo federal aplica poucos recursos para construção de moradias;
d) Nas cidades, reproduziu-se a rígida divisão de classes, típica do meio rural, em que uma elite privilegiada convive com a pobreza da maioria da população;
e) O crescimento das cidades no Brasil é marcado por fortes contrastes sociais, dentre eles destacamos os elevados índices de violência urbana, a segregação socioespacial e a falta de moradia.

Resposta: Letra C

Nenhum comentário: