PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Exercícios Resolvidos de Geografia - Petróleo

1. UEL 2011 - Sobre o tema petróleo, considere as afirmativas a seguir. 
I. Petróleo significa “óleo de pedra” e é um hidrocarboneto formado pela fossilização de matéria orgânica animal ou vegetal. 
II. O petróleo vem sendo apontado como um poluidor do meio ambiente, seja pelas emissões para a atmosfera seja pelos acidentes envolvendo petroleiros.
III. Após ser refinado, a possibilidade de uso intensifica-se, podendo se transformar em tintas, fertilizantes, corantes e polímeros em geral.
IV. Após refinado, o petróleo pode gerar também borracha e látex. Assinale a alternativa correta. 
a) Somente as afirmativas I e II são corretas. 
b) Somente as afirmativas I e IV são corretas. 
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas. 
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas. 
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas

2. UFJF 2009. Leia a notícia a seguir.
A chamada camada pré-sal é uma faixa que se estende ao longo de 800 quilômetros entre os Estados do Espírito Santo e Santa Catarina, abaixo do leito do mar, e engloba três bacias sedimentares (Espírito Santo, Campos e Santos). O recurso natural encontrado nesta área está a profundidades que superam os 7 mil metros, abaixo de uma extensa camada de sal que, segundo geólogos, conservam a qualidade desse recurso. Vários campos já foram descobertos no pré-sal, entre eles o de Tupi, o principal. Há também os nomeados: Guará, Bem-Te-Vi, Carioca, Júpiter e Iara, entre outros. Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u440468.shtml. Acesso em 24/01/2009. Adaptado
A notícia refere-se a qual recurso natural? 
a) Bauxita. 
b) Carvão. 
c) Petróleo. 
d) Salitre. 
e) Urânio

Para responder às questões de números 03 e 04, leia o texto. 
UM LOBATO INCOMODA MUITA GENTE 
Dono de um ufanismo febril em tudo aquilo em que se envolvia, o escritor Monteiro Lobato era um dínamo a procurar continuamente novas causas, novas frentes de batalha além da literatura – que, paradoxalmente, era a fonte financiadora das investidas no mundo dos negócios, e não o contrário. E o sonho de encontrar petróleo ocuparia uma década de esforços, tempo e recursos financeiros do escritor. (...) Em 1932 criaria a Cia. de Petróleo do Brasil e, nos anos seguintes, duas outras empresas. Em 1936 seu livro O Escândalo do Petróleo provocaria intensa polêmica em torno das teses ali defendidas – de que havia um conluio entre autoridades governamentais e empresas multinacionais de petróleo no sentido de impedir a exploração do subsolo brasileiro pelo capital nacional. Mas a escolha do governo Vargas se daria pela estatização da exploração de petróleo, em vez do formato de livre-iniciativa defendido pelo escritor. (Cartacapital na escola, maio/junho de 2006) 

3. CEFET - Com base na discussão trazida pelo texto, e em seus conhecimentos, a criação da Petrobrás, em 1953, pode ser considerada uma grande vitória do 
(A) projeto econômico liberal defendido, inicialmente, pelo presidente Juscelino Kubitschek. 
(B) interesse financeiro internacional sobre a economia brasileira. 
(C) projeto econômico nacionalista defendido pelo presidente Getulio Vargas. 
(D) projeto econômico nacionalista retomado pelo presidente Juscelino Kubitschek. 
(E) liberalismo econômico, praticado no Brasil anteriormente à 2.ª Guerra Mundial.

4. CEFET - A criação da Petrobrás ocorreu no governo nacionalista de Vargas, em 1953, quando o Estado fazia fortes investimentos no setor de infra-estrutura e indústria de base para promover o desenvolvimento industrial do Brasil. Quando foi criada, em 1953, a Petrobrás foi concebida como uma empresa
(A) privada, detentora do monopólio sobre o refino de petróleo e a distribuição de gasolina no Brasil. 
(B) privada, responsável pela pesquisa e extração das reservas petrolíferas brasileiras. 
(C) privada, mas que devido à sua grande rentabilidade, foi estatizada pelo presidente João Goulart. 
(D) estatal, mas que devido ao seu caráter deficitário, foi privatizada durante o regime militar.
(E) estatal, detentora do monopólio sobre a prospecção e o refino de petróleo no Brasil.

5. ACAFE SC 2010 - “O petróleo é cada vez mais um recurso geopolítico. As grandes reservas mundiais estão sob o controle dos Estados nacionais e de suas empresas”. Carta Capital: 2/09/2009, Nº 561, p. 69. Sobre a camada do pré-sal, grande potencial de petróleo, é correto afirmar, exceto: 
A ) Os impactos ambientais inerentes à ativi-dade petrolífera de qualquer natureza precisam ser contidos e a sociedade brasileira deve ficar atenta e vigiar as possíveis poluições provenien-tes da exploração do pré-sal.
B) A camada pré-sal, grande reservatório de petróleo e gás natural, localizado nas bacias de Santos, Campos e Espírito Santo (região litorâ-nea entre os estados de Santa Catarina e esta-do capixaba) coloca o Brasil no xadrez geopolí-tico do petróleo. 
C) As expectativas, as angústias e os sonhos que surgiram desde o anúncio das descobertas das reservas no pré-sal referem-se aos modelos de exploração e ao destino do capital provenien-te da exploração, dentre outros aspectos. 
D) O monopólio da exploração, refino e distri-buição de derivados do petróleo continuarão como sempre foi, sob o controle da Petrobrás, estatal criada para tal função, a qual pretende recolocar o petróleo novamente como a maior fonte de energia utilizada pelo setor de transportes. 

Com base no texto, no mapa e na figura a seguir, responda às questões 6 e 7. 
O presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB-SP), assinou na quarta-feira (2) o ato que cria quatro comissões especiais para analisar os projetos enviados ao Congresso. O primeiro altera o modelo atual de contrato de ___________ para um sistema de __________; o segundo, cria a Petro-sal, estatal que vai gerenciar o pré-sal; o terceiro, estabelece um Fundo Social para gerir e distribuir os recursos e o último prevê a capitalização da Petrobras. (Disponível em:
(Disponível em: . Acesso em 15 ago. 2009.)
6. UEL 2010 - Nas discussões sobre o projeto do pré-sal, um dos pontos que vem gerando debates acirrados é sobre qual modelo seria adotado para a sua exploração. Assinale a alternativa que corretamente preenche a lacuna do texto citado. 
a) partilha; extração 
b) concessão; exploração 
c) extração; retirada 
d) escavação; exploração 
e) concessão; partilha 

7. UEL 2010 - Sobre a ocorrência do pré-sal, conforme ilustrado no mapa e na figura, é correto afirmar: 
a) As reservas do pré-sal recebem esta denominação por estarem localizadas abaixo do nível do mar, constituindo-se na maior jazida de sal descoberta até hoje, cujas camadas podem chegar a ter até 2 km de espessura. 
b) Os técnicos ainda não conseguiram estimar a quantidade total de gás natural a ser extraído, pois não se sabe exatamente qual a intensidade da camada pré-sal. Nos dois campos a serem explorados a estimativa é de que as reservas cheguem a 12 bilhões de toneladas. 
c) A camada pré-sal é um gigantesco reservatório de petróleo e gás natural, localizado nas Bacias de Santos, Campos e Espírito Santo (região litorânea entre os estados de Santa Catarina e o Espírito Santo). 
d) Em abril de 2008, a Petrobras começou a explorar petróleo da camada pré-sal em altíssimas quantidades. Esta exploração vem ocorrendo no Campo de Tupi, 3 a 5 mil metros abaixo do nível do mar. 
e) A produção na camada pré-sal se justifica por investimentos de baixo custo tecnológico necessários para a exploração do petróleo, em função da rasa profundidade das reservas, que chegam a alcançar menos de mil metros abaixo do nível do mar.

8. Enem 2000 - Para compreender o processo de exploração e o consumo dos recursos petrolíferos, é fundamental conhecer a gênese e o processo de formação do petróleo descritos no texto abaixo. "O petróleo é um combustível fóssil, originado provavelmente de restos de vida aquática acumulados no fundo dos oceanos primitivos cobertos por sedimentos. O tempo e a pressão do sedimento sobre o material depositado no fundo do mar transformaram esses restos em massas viscosas de coloração negra denominadas jazidas de petróleo." (Adaptado de TUNDISI. Usos de energia. São Paulo: Atual Editora, 1991) 
a) o petróleo é um recurso energético renovável a curto prazo, em razão de sua constante formação geológica. 
b) a exploração de petróleo é realizada apenas em áreas marinhas. 
c) a extração e o aproveitamento do petróleo são atividades não poluentes dada sua origem natural. 
d) o petróleo é um recurso energético distribuído homogeneamente, em todas as regiões, independentemente da sua origem. 
e) o petróleo é um recurso não renovável a curto prazo, explorado em áreas continentais de origem marinha ou em áreas submarinas.

9. Enem 2002 - "A idade da pedra chegou ao fim, não porque faltassem pedras; a era do petróleo chegará igualmente ao fim, mas não por falta de petróleo". Xeque Yamani, Ex-ministro do Petróleo da Arábia Saudita. "O Estado de S. Paulo", 20/08/2001. Considerando as características que envolvem a utilização das matérias-primas citadas no texto em diferentes contextos histórico-geográficos, é correto afirmar que, de acordo com o autor, a exemplo do que aconteceu na Idade da Pedra, o fim da era do Petróleo estaria relacionado 
a) à redução e esgotamento das reservas de petróleo. 
b) ao desenvolvimento tecnológico e à utilização de novas fontes de energia. 
c) ao desenvolvimento dos transportes e conseqüente aumento do consumo de energia. 
d) ao excesso de produção e conseqüente desvalorização do barril de petróleo. 
e) à diminuição das ações humanas sobre o meio ambiente.

10. PUC RS 2009 - INSTRUÇÃO: considere as afirmativas referentes ao petróleo no Brasil. 
I. A maior parte do petróleo brasileiro é obtido na plataforma continental do país. 
II. O Brasil é auto-suficiente no refino de petróleo, embora ainda não o seja em termos de produção. 
III. A Petrobrás detém o monopólio para a exploração e o refino do petróleo no país. IV. A recém-iniciada exploração de petróleo na camada do Pré Sal só foi possível por seus baixos custos, inferiores aos custos da exploração em áreas continentais, como a região de Mossoró, no Rio Grande do Norte. 
As afirmativas corretas são, apenas, 
A) I e II. 
B) I e III. 
C) I e IV. 
D) II e IV. 
E) II, III e IV.

11. UFLA - Leia o texto e observe a figura abaixo: 
O QUE É O PRÉ-SAL? 
O termo pré-sal refere-se a um conjunto de rochas localizadas nas porções marinhas de grande parte do litoral brasileiro, com potencial para a geração e acúmulo de petróleo. Convencionou-se chamar de pré-sal porque forma um intervalo de rochas que se estende por baixo de uma extensa camada de sal, que em certas áreas da costa atinge espessuras de até 2.000 m. O termo pré é utilizado porque, ao longo do tempo, essas rochas foram sendo depositadas antes da camada de sal. A profundidade total dessas rochas, que é a distância entre a superfície do mar e os reservatórios de petróleo abaixo da camada de sal, pode chegar a mais de 7 mil metros. Fonte: www2.petrobras.com.br
A porção marinha “com potencial de geração e acúmulo de petróleo” se localiza mais exatamente: 
a) na chamada Região Abissal de nosso litoral. 
b) abaixo do assoalho marinho. 
c) na Plataforma Continental, que é praticamente a continuação do continente. 
d) nas Dorsais Oceânicas, uma vez que são cadeias montanhosas.

12. PUCCAMP 2005 - A queima do petróleo acarreta danos ambientais diretos, dentre os quais 
(A) a erosão dos solos e a chuva ácida. 
(B) a chuva ácida e o efeito estufa. 
(C) o empobrecimento do solo e as inversões térmicas. 
(D) a destruição da camada de ozônio e o efeito estufa.
(E) as inversões térmicas e a destruição da camada de ozônio.

13. UEMG 2009 - 
ENTENDA O QUE É A CAMADA PRÉ–SAL 
A chamada camada pré-sal é uma faixa que se estende por cerca de 800 quilômetros abaixo do leito do mar, entre os Estados do Espírito Santo e Santa Catarina, e engloba três bacias (Espírito Santo, Campos e Santos). O petróleo localizado nesta área encontra-se em profundidades que superam os mil metros, abaixo de uma extensa camada de sal que, segundo os geólogos, conservam a qualidade do produto. Trecho Adaptado- Folha Online – 10/08/2008 Sabe-se que a formação do petróleo ocorre através da alteração de matéria orgânica vegetal ou animal, de origem oceânica, retida no subsolo. Baseando-se nessas informações, é CORRETO afirmar que a área propícia à produção do petróleo localiza-se 
A) nos subsolos oceânicos, em áreas de bacias sedimentares. 
B) nos terrenos cristalinos, em locais que estiveram cobertos por mares. 
C) nos subsolos oceânicos, em áreas de terrenos cristalinos da era Mesozóica. 
D) nos terrenos sedimentares, em subsolos oceânicos da era Pré-Cambriana

14. UERJ 2014 - A partir de 2007, quando se anunciou a descoberta de grandes reservas do chamado “pré-sal”, o governo brasileiro passou a defender novas regras para a exploração de petróleo no país. O pré-sal corresponde à camada de rocha que contém petróleo e que está localizada abaixo de uma espessa camada de sal. A Petrobras estima que no pré-sal brasileiro haja reservas em torno de 70 bilhões a 100 bilhões de barris de petróleo. Em agosto de 2009, o ex-presidente Lula apresentou projetos para mudanças no setor petrolífero, sendo um deles a redistribuição dos royalties. No ano de 2011, por exemplo, os royalties somaram R$ 25,6 bilhões. Adaptado de bbc.co.uk, dezembro de 2012.
A disputa pela redistribuição dos royalties do petróleo entre estados e municípios brasileiros se acirrou no final de 2012, em função de novas regras para o setor votadas no Congresso Nacional. Essa disputa decorre diretamente da característica político-econômica do país indicada em:
(A) controle da União sobre a regulação do acesso às riquezas hidrominerais 
(B) dependência de capitais estrangeiros no fornecimento de matérias-primas 
(C) monopólio da legislação federal sobre os insumos para a indústria de base 
(D) adequação dos padrões tecnológicos na preservação dos recursos ambientais

15. UEPB 2011 - A mídia nacional destacou com muita evidência a descoberta de reservas petrolíferas nas rochas da camada Pré-Sal. As proposições abaixo tratam de características dessas reservas petrolíferas. Analiseas e identifique a resposta correta.
I - Nas rochas da camada pré-sal existentes no mundo, a primeira descoberta de reserva petrolífera ocorreu no litoral atlântico brasileiro. A camada pré-sal é um grande reservatório de petróleo e gás natural localizado nas bacias de Santos, Campos e Espírito Santo (região litorânea entre os estados de Espírito Santo e Santa Catarina). 
II - Segundo o Governo Federal, a exploração de petróleo nessas áreas vai proporcionar segurança energética para o Brasil e com isso “blindar” o país contra eventuais crises de energia mundiais. 
III - A abundância do petróleo na camada do pré-sal vai contribuir para aumentar a importância econômica e um destaque na geopolítica do Brasil no espaço mundial. Ao mesmo tempo vai gerar empregos a agregar valores à produção por meio de exportação.
Está(ão) correta(s) 
a) Apenas a proposição III 
b) Apenas as proposições I e II 
c) Apenas as proposições I e III
d) Apenas a proposição I 
e) Todas as proposições 

16. UEM 2009 - “Governo anuncia suas propostas para a exploração das reservas de petróleo na chamada camada do Pré-sal” (Folha de S.Paulo, 30 de agosto de 2009, página B1). A respeito da camada do Pré-sal e do petróleo como recurso energético, assinale o que for correto. 
01) As reservas levam o nome de Pré-sal por causa do alto teor de sal marinho existente nas reservas de petróleo descobertas no fundo do mar. 
02) O nome Pré-sal deve-se ao fato de as rochas de onde serão extraídos óleo e gás estarem abaixo de uma barreira de sal localizada em águas profundas. 04) Em 1953, no governo do presidente Getúlio Vargas, é promulgada a lei que cria a PETROBRAS (Petróleo Brasileiro S/A) e institui o monopólio estatal na extração e refino do petróleo no País. 
08) Considerando que a formação do petróleo deve-se à alteração de matéria orgânica existente nos subsolos oceânicos, no Brasil, todos os poços de petróleo descobertos e catalogados se localizam no Oceano Atlântico, próximo à zona costeira. 
16) Entre os maiores produtores de petróleo do mundo, na atualidade, estão a Arábia Saudita, o Irã, o Iraque, o Kuait e a Venezuela. Com a descoberta das reservas do Pré-sal, o Brasil poderá fazer parte da lista dos maiores produtores mundiais.

17. FALM - Recentemente o governo brasileiro anunciou que a Petrobrás achou uma grande quantidade de petróleo a uma profundidade de 7 mil metros e a 180 km da costa brasileira. A referente área de prospecção localiza-se: 
a) Na Bacia do Espírito Santo. 
b) Na Bacia de Campos 
c) Na Bacia de Camaçari-Ilhéus 
d) Na Bacia Amazônica 
e) Na Bacia de Santos

18. UERJ 2001 - […] O consumo nacional de derivados de petróleo acusa uma ascensão regular, que traduz o desenvolvimento das atividades do país, não só quanto ao transporte, mas também quanto à indústria. No entanto, […] essa ascensão constante do consumo implica necessariamente um aumento das importações, com dispêndios crescentes de divisas, que poderão ser empregadas na compra de outras utilidades estrangeiras, quando o permitir a produção brasileira de óleo mineral. DEL PRIORE, Mary et al. (Orgs.). Documentos de História do Brasil: de Cabral aos anos 90. São Paulo: Scipione, 1997. Esse texto é parte da mensagem enviada por Getúlio Vargas ao Congresso Nacional, em 1951, propondo a criação da Petrobras. A leitura do texto permite concluir que o principal objetivo da Petrobras era o de: 
a) ampliar a exportação de petróleo, obtendo mais divisas para a economia nacional. 
b) aumentar a produção petrolífera, garantindo recursos para o desenvolvimento industrial. 
c) incentivar a construção de rodovias, objetivando o aumento do consumo de petróleo e derivados. 
d) desenvolver a pesquisa petroquímica, gerando autonomia para o setor de produção de petróleo.

19. UFF 1997 - "Hoje o petróleo, amanhã o trigo. Quem sabe? Todos os recursos são ou podem ser instrumentos de poder. Se é verdade que certos recursos - conforme a sua capacidade de satisfazer as necessidades fundamentais - manifestam uma grande permanência no papel que podem desempenhar, eles não deixam de se ligar ao contexto sócio-econômico e sócio-político (...)" (RAFFESTIN, Claude. Por uma Geografia do Poder. Ática, São Paulo, 1993, p. 251). Relacione as idéias do texto ao papel dos "recursos naturais" nas sociedades contemporâneas, e considere as afirmativas: 
1 - Os "recursos naturais" não são bens livres. Estão indissociavelmente ligados às relações de propriedade e de poder instituídas em cada sociedade.
2 - Os "recursos naturais" não resultam do trabalho social, portanto não são passíveis de se tornarem objeto de relações de poder. 
3 - Os "recursos naturais" determinam o desenvolvimento dos sistemas técnico-produtivos e a evolução das relações sócio-políticas. Marque a opção correta. 
(A) Apenas a 1 e a 2 são verdadeiras. 
(B) Apenas a 1 é verdadeira. 
(C) Apenas a 1 e a 3 são verdadeiras. 
(D) Apenas a 2 é verdadeira. 
(E) Todas as afirmativas são verdadeiras.

20. UNICAMP 2009 - “De 1998 para cá, o preço do petróleo foi multiplicado por sete. A procura pelo produto, com o vigoroso crescimento mundial, aproximou-se da capacidade de produção (...) Há um surto na procura pela commodity, em contraste com a baixa capacidade de expansão rápida da oferta.” (Folha de S. Paulo, editorial: Petróleo nas Alturas, 22/10/07, p. A2) 
a) O que é uma commodity? 
b) Quais as principais razões do aumento da demanda por petróleo em período recente?

Gabarito - Respostas 
01. D 
02. C 
03. C 
04. E 
05. D 
06. E 
07. C 
08. E 
09. B 
10. A 
11. B 
12. B 
13. A 
14. A 
15. E 
16. 22 (02 + 04 + 16) 
17. B 
18. B 
19. B 
20. 
a) Commodity é qualquer bem, geralmente primário (de origem agropecuária ou de extração vegetal ou mineral), que é produzido em larga escala mundial e geralmente tem baixo valor agregado. Sua especificação é estabelecida em acordos de comercialização; apresenta características físicas homogêneas, passíveis de padronização. O seu preço é determinado pela oferta e procura internacional. Por exemplo: ferro, soja, café e petróleo. 
b) Há um crescimento da economia mundial (que tem os hidrocarbonetos como base energética); há países emergentes, como a China, que consomem grande quantidade de petróleo; há longa maturação dos investimentos nessa área para o aumento de produção nas áreas descobertas/produtoras; há queda nas reservas de petróleo, principalmente nos EUA, o maior consumidor; há o temor da ampliação de conflitos no Oriente Médio, importante região produtora.

Nenhum comentário: