PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Poluição atmosférica e clima

Assuntos: A poluição do ar. Inversão térmica. Chuva ácida. Diminuição da camada de ozônio. Efeito estufa. Aquecimento global. Consequencias do aquecimento global.
Conteúdos de geografia em vídeos, textos, imagens e infográficos.

Poluição do ar
"A atmosfera nas regiões das grandes cidades e dos polos industriais concentra grandes quantidades de gases poluentes. Os principais causadores dessa poluição são os veículos e as fábricas". Acesse o texto "Poluição do Ar". (Ecossistema Global)


Inversão térmica
"É um fenômeno meteorológico caracterizado pela presença de ar frio nas regiões mais próximas à superfície, diferentemente do que ocorrre em dias normais". (Nova Escola)

Chuva Ácida
"É um dos problemas ambientais mais sérios da atualidade, causado pelos gases tóxicos liberados na queima de combustíveis como o carvão e o petróleo". (Mundo Estranho)
Vídeo: Chuva Ácida em desenho animado. Esta animação é recomendada aos alunos das turmas de Geografia do 5º e 6º ano do Ensino Fundamental. De forma simples e didática é apresentada aos alunos o conceito de chuva ácida.

Diminuição da camada de ozônio
Material do CPTEC/INPE - http://videoseducacionais.cptec.inpe.br/
O ozônio (O3) é uma molécula que existe em toda a atmosfera, com maior concentração entre 25 e 35 km de altura na a região chamada "camada de ozônio".

O ozônio desta região tem uma função muito importante para a vida na superfície terrestre. Ele absorve a radiação que vem do sol, o ultravioleta do tipo B (UV-B). Apenas o ozônio, na atmosfera, tem esta propriedade importante de absorver a radiação UV-B, que é prejudicial à vida de pessoas, animais, e plantas. A radiação UV-B é a principal causadora de câncer de pele.

No último século, devido ao desenvolvimento industrial, passaram a ser utilizados produtos que emitem os chamados clorofluorcarbonos (CFCs), um gás, que passa praticamente ileso pela troposfera e chega até a estratosfera destruindo as moléculas que formam o ozônio (O3), causando assim a destruição dessa camada da atmosfera.

Sem essa camada, a incidência de raios ultravioletas nocivos a Terra fica sensivelmente maior, aumentando as chances de contração de câncer de pele.

A região mais afetada pela destruição da camada de ozônio é a Antártica. Nessa região, principalmente no mês de setembro, quase a metade da concentração de ozônio é misteriosamente sugada da atmosfera. Esse fenômeno deixa à mercê dos raios ultravioletas uma área de 31 milhões de quilômetros quadrados, maior que toda a América do Sul, ou 15% da superfície do planeta.

Vídeo - Buraco na Camada de Ozônio

Efeito Estufa
Material do http://videoseducacionais.cptec.inpe.br/
O que é efeito estufa?
O efeito estufa é um fenômeno natural que faz com que a temperatura da Terra seja maior do que a que seria na ausência de atmosfera permitindo assim que ocorra a vida da forma como a conhecemos.
Se não houvesse o efeito estufa a temperatura média da Terra seria -18ºC ao invés dos 15ºC que temos hoje, ou seja, 33ºC menor.
Para entender como funciona, pense em um ônibus parado, com os vidros fechados e sob a luz do Sol. Os raios que chegam do Sol na forma de radiação ultravioleta passam pelos vidros e, ao atingirem a superfície do ônibus, se transformam em calor na forma de radiação infravermelha.A radiação infravermelha tem dificuldade de atravessar os vidros do ônibus, e com isso, a  parte que fica presa no interior do veículo, causa o aquecimento do ônibus.

O mesmo ocorre com a atmosfera da Terra onde alguns gases funcionam como o vidro do ônibus, deixando passar a radiação ultravioleta que chega do Sol, mas impedindo a radiação que é convertida em infravermelho na superfície e devolvida para a atmosfera na forma de calor. Essa radiação refletida na forma de calor tem dificuldade de retornar para o espaço pois é capturada pelos gases estufa que se aquecem, aumentando assim a temperatura do ar. Os principais gases estufa são o vapor da água e gás carbônico.

O balanço de energia

Da forma como está composto atualmente, o sistema Terra-atmosfera está em equilíbrio pois toda energia que entra é igual a que sai.
De toda radiação solar que atinge a Terra, 30% é refletida antes de atingir o solo. 70% é absorvida e convertida em calor. Para que o equilíbrio energético seja mantido, toda essa radiação deverá ser emitida de volta para o espaço.
Mas, se houver um aumento da concentração do gás carbônico poderá ocorrer um aumento do efeito estufa e, portanto sairá menos radiação do que entra. Essa diferença causará o aquecimento da baixa atmosfera, aumentando a temperatura média ta Terra e causando possíveis desequilíbrios ambientais.
Mesmo que o dióxido de carbono esteja em baixas concentrações na atmosfera a sua importância para o efeito estufa é fundamental.
Vídeo: Efeito Estufa

Aquecimento Global
Aquecimento Global em desenho animado.  Rex investiga as causas do aquecimento global em mais uma edição do programa Pequenos cientistas, uma produção da TV Rá Tim Bum em parceria com a revista Ciência Hoje das Crianças.
Acesse o infográfico "Aquecimento Global"

As consequencias do aquecimento global
Plano de aula de Geografia que propõe o estudo dos efeitos do aquecimento global. Acesse "Os efeitos do aquecimento global"

Nenhum comentário: