PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Questão de Geografia - Tratados buscam preservar o planeta

Resposta: E
Comentário: A almejada sustentabilidade planetária está em xeque não por causa do aumento do consumo das camadas mais pobres da população e sim pelo uso desenfreado dos recursos naturais por parte das sociedades mais desenvolvidas.

(Pucsp 2003) "Relatórios internacionais, entre eles o do Programa das NaçõesUnidas para o Meio Ambiente... afirmam que já foi ultrapassado o limite da sustentabilidade planetária em matéria de recursos naturais, de energia, de ocupação de solos e exploração do mar, etc... já estamos mais de 20% além da capacidade de reposição da biosfera, com o déficit aumentando ano a ano...". (NOVAES, Washington. "Uma nova estratégia." no site http://www.riomaisdez.gov.br).
Assinale a afirmativa INCORRETA sobre a questão da sustentabilidade do planeta.

a) Se a maioria dos habitantes da Terra passar a consumir como boa parte dos norteamericanos,
aumentará o risco para a sustentabilidade, já que o consumo per capita das populações dos países pobres é muito inferior.
b) Estima-se que, até meados do século XXI, mais 2,5 bilhões de pessoas se somarão aos atuais 6,1 bilhões de habitantes e espera-se que com qualidade de vida aceitável, o que pode implicar maior sobrecarga sobre a biosfera.
c) A resistência dos EUA em ratificar o compromisso de diminuição da emissão de "gases estufa" (Protocolo de Kyoto) pode vir a agravar as possibilidades de reprodução da Biosfera.
d) O resultado da Rio + 10 (Cúpula Mundial de Desenvolvimento Sustentável) não é animador, pois metas de longo prazo não foram atingidas e os compromissos assumidos na Rio 92 ficaram longe de ser cumpridos a contento.
e) O risco da sustentabilidade do planeta vem crescendo com a diminuição acelerada do número de pessoas que vivem com menos de U$2 por dia (avaliados atualmente em 800 milhões), o que está implicando aumento de consumo.

Nenhum comentário: