PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Questão de Geografia - Guerra ao Terror

Resposta: B
Comentário: O primeiro texto fala sobre a Doutrina Bush, que valoriza ações unilaterais e preventivas. O segundo texto fala sobre a "política de extensão de fronteiras".

(UERJ) A nova doutrina de segurança norte-americana altera drasticamente o ordenamento político iniciado com o fim da Segunda Guerra Mundial e define (...) um estilo de exercício hegemônico fronteiriço à coerção (...). Com a disposição de usar a força de forma unilateral e preventiva, os Estados Unidos tentam transformar sua soberania em valor absoluto, marginalizando os países com quem dividiam - ainda que formalmente - as responsabilidades pela regulação sistêmica mundial.
(DUPAS, G. A nova doutrina de segurança internacional dos Estados Unidos e os impasses na governabilidade global. In: SANTOS, T. et alii. (org.) Os impasses da globalização - hegemonia e contra-hegemonia. São Paulo: Loyola, 2003.)
Brasil vai gastar mais em portos para garantir segurança dos EUA
Washigton - O Brasil terá de gastar milhões de dólares para garantir a segurança dos americanos nos EUA. A campanha antiterrorismo do presidente George W. Bush vai obrigar o governo brasileiro a equipar seus dois principais portos - o de Santos e o do Rio - com aparelhos capazes de detectar se cargas destinadas ao Tio Sam estão contaminadas com produtos químicos ou biológicos ou, se em meio a elas, foram também empacotadas armas de destruição em massa. Todo o trabalho será monitorado por agentes americanos que passariam a residir no país. (...) Trata- se da chamada "política de extensão de fronteiras", com a qual o presidente Bush passou a considerar que os pontos de saída de
outros países passaram a fazer parte limítrofe do território americano. (Adaptado de PASSOS, J. M. O Globo, 08/09/2003.)
A correlação entre estes textos evidencia que o novo papel assumido pelos Estados Unidos na ordem mundial de poder é expresso, principalmente, por:
a) ampliação da importância dos blocos econômicos sob a sua hegemonia
b) subordinação territorial das demais nações às suas decisões estratégicas
c) imposição aos países aliados de gastos elevados com reforma administrativa
d) combate ao terrorismo globalizado com a formação de pactos entre países amigos

Nenhum comentário: