PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 9 de agosto de 2015

Questões de Concursos sobre a Primeira Guerra Mundial - com gabarito

Questão 01 - ESAF - 2010 - CVM - Agente Executivo - prova 1

Atritos permanentes decorrentes de disputas imperialistas, profundas rivalidades políticas assentadas em extremado nacionalismo e constituição de dois blocos antagônicos de alianças entre países, a Tríplice Aliança e a Tríplice Entente, configuram, entre outros aspectos, o quadro histórico que resultou na: 
a) Segunda Guerra Mundial. 
b) Guerra Franco-Prussiana. 
c) Guerra dos Boxers. 
d) Guerra Civil Americana. 
e) Primeira Guerra Mundial.

Questão 02 - FUMARC - 2011 - PC-MG - Escrivão de Polícia Civil
São conjunturas que precedem à eclosão da Primeira Guerra Mundial, EXCETO: 
a) A presença de várias potências europeias na Ásia e na África fez com que interesses imperialistas se antagonizassem, sobretudo, no que se refere ao controle de territórios. 
b) A política de alianças produzirá um “efeito dominó”, lançando à guerra, uma após outra as nações signatárias dos acordos. 
c) O nacionalismo adquire grande importância na eclosão da guerra, uma vez que as alianças entre as nações europeias, no período que precede o conflito, nortearam-se fundamentalmente, por questões étnicas. 
d) A escalada inflacionária, o desemprego e o ódio racial favoreceram a subida ao poder de partidos totalitários como o Partido Nacional dos Trabalhadores Alemães. Antissemitismo e expansionismo territorial faziam parte da política desses partidos, o que acabou determinando a guerra.

Questão 03 - CESPE - 2007 - Instituto Rio Branco - Diplomata - 2ª Etapa ECHO
Ainda com referência ao texto, assinale a opção correta relativamente ao papel representado pelo presidente Wilson no contexto da Primeira Guerra Mundial e ao significado de seus Quatorze Pontos. a) Embora questionassem o sistema internacional vigente, Lenin e Wilson admitiam a diplomacia secreta e as anexações territoriais. 
b) As propostas de Wilson - que preconizavam uma "diplomacia nova", com vistas à preservação da paz - previam, entre outras medidas, remanejamentos territoriais norteados pelo princípio da autodeterminação dos povos. 
c) Ao propor a criação da Liga ou Sociedade das Nações, Wilson o fez com o respaldo da opinião pública norteamericana e, sobretudo, do Congresso de seu país, razão pela qual os EUA tiveram condições de liderar confortavelmente a nova organização internacional. 
d) Embora tenham entrado na Grande Guerra ao lado das potências centrais (Tríplice Aliança), os EUA puderam superar essa circunstância aparentemente negativa pela força de sua economia, vital para a recuperação européia após o conflito. 
e) A partir de Wilson, e de forma acintosa, os EUA passaram a assumir responsabilidades crescentes na condução da política interna européia, rompendo o isolamento que praticaram antes da Primeira Guerra Mundial.

Questão 04 - IFC - 2010 - IFC-SC - Professor - Geografia
Desde a Primeira Guerra Mundial e especialmente a partir da Segunda Guerra Mundial, as economias periféricas, voltadas tradicionalmente para a produção de matérias-primas e gêneros alimentícios, vêm se industrializando em ritmo cada vez maior. Com relação aos processos de industrialização dos países subdesenvolvidos, assinale a alternativa CORRETA: 
a) A influência norte-americana foi preponderante na África do Sul; já nos países latino-americanos a influência foi maior das nações europeias, em especial a inglesa. 
b) Apesar de vigorar durante décadas na África do Sul, o regime do Apartheid não prejudicou o processo de industrialização deste país, pois a comunidade internacional não se preocupou em impor sanções econômicas por causa deste regime ali instaurado. 
c) Nos países industrializados da América Latina e na África do Sul, o processo de industrialização desde o início se baseou num vasto mercado consumidor e a produção industrial não se destinava a exportação, mas essencialmente ao mercado interno. 
d) Os Tigres Asiáticos, em especial a Coréia do Sul, Cingapura e Taiwan, além da cidade de Hong Kong, tiveram forte influência de capitais latino-americanos, em especial do Brasil e Argentina, que contribuíram de forma significativa para a industrialização destes países, pois são países que pertenciam ao mesmo grau de industrialização e conheciam a realidade sócio-econômica de cada um desses países asiáticos. 
e) A partir de 1910, as grandes empresas dos países capitalistas desenvolvidos, começaram a se expandir pelo mundo capitalista, a abrir filiais em outros países desenvolvidos e também nos subdesenvolvidos. Neste último grupo de países esta implantação levou a falência muitas empresas nacionais, porém, com pouca influência sobre o mercado consumidor destes países.

Questão 05 - FUNCAB - 2014 - SEE-AC - Professor de Ciência Humanas
“Os antigos combatentes do mesmo regimento se reúnemperiodicamente emjantares onde evocamas lembranças da guerra, essas histórias de homens. Muitos são os que ficaram alquebrados por esses anos de horror, incapazes de se readaptar a uma vida civil que, alguns anos depois, sofrerá o abalo da Grande Depressão. Para uma unidade que descia de Verdun, bastava ametade dos caminhões que tinham sido necessários para a ida. É a lembrança indelével que entretém as insônias e alimenta os pesadelos. E logo fica claro que esta não foi a última guerra. Em 1923, há o golpe de Munique.” (VINCENT, Gérard. Guerras ditas, Guerras silenciadas e o enigma identitário in: História da Vida Privada São Paulo: Companhia das Letras, 2009, p.187.) O golpe de Munique, também conhecido como Putsch da Cervejaria, está inserido no contexto do período entre Guerras e das consequências da Primeira Guerra Mundial. O referido golpe está associado à: 
a) ascensão de Hitler e do Nazismo 
b) grande marcha de MaoTsé-tung. 
c) guerra civil espanhola. 
d) marcha sobre Roma deMussolini. 
e) morte de Franz Ferdinand

Gabarito
01 - E
02 - A
03 - B
04 - C
05 - A

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...