ENEM 2024 - Memes e fake news:
o impacto na educação das crianças
Há quem diga que o Brasil nunca mais foi o mesmo
depois dos memes. Na economia da velocidade, alguns
apostam no humor, outros no engajamento político, e tem
gente investindo alto na mentira também. Diante desse
cenário, uma pergunta se torna essencial: será que todo
mundo está conseguindo traduzir as mensagens postadas,
curtidas e compartilhadas?
Essa dúvida incentivou uma professora de língua
portuguesa a desenvolver uma proposta de leitura e
análise crítica de memes com estudantes do ensino
fundamental, na rede pública do Distrito Federal, na
cidade de Samambaia. “Percebi que muitos alunos e pais
estavam divulgando conteúdos sem saber o que havia por
trás das palavras”, relata a professora.
“O que antes era engraçado para os alunos passou a
ser visto com outros olhos”, afirma a professora. Para
ela, que utilizou a representação da criança em memes de
WhatsApp como material gerador das discussões em sala
de aula, aguçar o olhar sobre-essas mensagens impacta
diretamente a atitude de postar, curtir e compartilhar
conteúdos ao estimular o uso consciente da informação
que circula nas plataformas de mídia social.
Letramento político e midiático é um desafio intergeracional. Em tempos de notícias falsas, de imagens manipuladas e de memes sendo usados como triunfo da verdade de cada um, checagem de informação e interpretação de texto acabam se tornando moedas valiosas.
Disponível em: https://lunetas.com.br. Acesso em: 15 jan. 2024 (adaptado).
Ao abordar a relação dos memes com a educação, a reportagem sustenta uma crítica à
a) falta de fiscalização no uso de aplicativos de mensagens por crianças.
b) divulgação de informação manipulada em postagens virtuais.
c) utilização de ferramentas digitais no trabalho educacional.
d) exploração de conteúdos humorísticos nas mídias sociais.
e) propagação de mensagens com objetivos políticos.
RESPOSTA:
Letra B.
O texto explicita uma crítica à prática de divulgar
conteúdos falsos ou maliciosos pelas redes sociais,
descrita no trecho pela atitude de disseminá-los “sem
saber o que havia por detrás das palavras”. Para
combater esse comportamento, a professora fez com
que, a partir do “letramento político e midiático”,
postagens que, a princípio foram mal interpretadas
pelos alunos, fossem compreendidas como exemplos
de manipulação e desinformação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário