ENEM 2024 - O festival folclórico de Parintins, no Amazonas, anunciou que o Boi Caprichoso levou, em 2018, seu 23.o título — contra 31 do adversário Boi Garantido. Desde o fim do evento que não paro de cantar duas músicas que aprendi no Bumbódromo (arena onde ocorre o espetáculo). Revezo entre “meu amor, eu sou feliz, ééé azul o meu país”, obviamente do boi azul, o Caprichoso; e “vermelhou o curral, a ideologia avermelhou”, do boi vermelho, o Garantido. Esse revezamento seria proibido em Parintins, cidade tão dividida entre as torcidas dos bois. Em Parintins, você tem de ter um lado. Há aqueles que tentam fugir e dizem que são “garanchoso”, com os quais me identifiquei, mas esses são vistos com certo desdém.
DYNLEWICZ, L. Disponível em: https://viagem.estadao.com.br. Acesso em: 22 nov. 2018 (adaptado).
A apropriação de elementos como rivalidade, competitividade, torcida e gritos de guerra pelo festival de Parintins evidencia a a) escolha de um local específico para a festa.
b) importância atribuída pelos turistas aos bois.
c) interação social estabelecida após o evento.
d) aproximação da manifestação folclórica com o esporte.
e) composição de enredos musicais pelos “garanchosos”.
RESPOSTA:
Letra D.
Ao longo do texto, Luciana Dyniewicz retrata o Festival de Parintins como a uma competição esportiva. Para isso, a autora se utiliza de termos que remetem ao universo do esporte, como “adversário”, “arena” e “torcidas”. Dessa forma, pode-se inferir que a disputa entre o Boi Caprichoso e o Boi Garantido, apesar de fazer parte do universo folclórico, flerta com a dinâmica dos esportes, em que há competividade e rivalidade entre torcidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário