PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 1 de março de 2024

Atividade de Filosofia - As investigações sobre a gênese da pólis opunham os sofistas a Platão e Aristóteles.

As investigações sobre a gênese da pólis opunham os sofistas a Platão e Aristóteles. Explique no que consistia a posição de cada um em relação à finalidade da vida política.

RESPOSTA:
Para os gregos, a finalidade da vida política é a justiça. Para os sofistas, a pólis nasce por convenção entre os seres humanos quando percebem que lhes é mais útil a vida em comum do que em isolamento. Assim, as regras de convivência instituídas tornam-se leis. A justiça é o consenso quanto às leis, e a finalidade da política é criar e preservar esse consenso. A justiça significa não apenas conservar as leis, mas também permitir sua mudança sem que isso destrua a comunidade política. A única maneira de realizar mudanças sem destruir a ordem política é alcançar o consenso por meio do debate. 
Para Platão, não é uma instituição humana, e sim uma criação natural da vida em comum. A cidade tem uma estrutura composta de três princípios de atividade, encarnados em três classes: 1) a classe econômica, de agricultores e comerciantes, que garante a sobrevivência material da cidade; 2) a classe militar, que defende a cidade; 3) e a classe dos magistrados, que deve governar a cidade sob as leis. Como a classe dos magistrados é aquela capaz de conhecer a verdadeira finalidade da pólis, as outras devem estar sob o seu comando. Cada classe cumprirá sua função para o bem da pólis: os sábios legisladores devem governar; os militares, subordinados aos legisladores, devem defender a cidade e suas leis; e os membros da classe econômica, subordinados aos legisladores, devem assegurar a sobrevivência da pólis. Para realizar a cidade justa, é necessário promover a educação dos cidadãos, tanto homens como mulheres.

Nenhum comentário: