PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 20 de março de 2024

Atividade de Português - O túnel é uma peça escrita no final dos anos 1960

12. O túnel é uma peça escrita no final dos anos 1960 e reflete a visão e os pensamentos da sociedade brasileira daquela época. Considere a representação do papel social das mulheres na peça e responda. 
a) Por que se pode dizer que há um discurso machista na peça, que reproduz estereótipos com relação à mulher? 
b) Apesar de apresentar essas construções, pode-se dizer que o texto provoca uma reflexão crítica com relação a esse discurso. Explique como isso ocorre. 
c) Elabore uma sugestão de como a peça poderia ser adaptada aos dias atuais sem reproduzir essa visão machista e estereotipada da mulher.

RESPOSTA:
a) Porque, enquanto os homens são identificados pelo modelo de seus carros e pelo poder aquisitivo que possuem, a mulher é apresentada e identificada por uma característica física: a Loura. As mulheres na peça são dependentes do homem e cumprem a sua função social quando se unem a eles, seja pelo matrimônio, seja pela relação extraconjugal. Além disso, a Loura é descrita como alienada, o que reforça o estereótipo de que mulheres bonitas são fúteis e só se preocupam com a estética.

b) Ao construir de maneira tão caricata a figura da mulher e restringir seu papel social, o dramaturgo evidencia o estereótipo e expõe, de certo modo, o ridículo, o absurdo dessa forma de enxergar o feminino, a mulher e seu papel na sociedade.

c) Um dos personagens masculinos poderia ser substituído por uma mulher, e as preocupações das personagens femininas poderiam ser atualizadas e substituídas por preocupações sociais, menos clichês e estereotipadas.

Nenhum comentário: