Enquanto os dinossauros vagavam pela Terra e os pterossauros dominavam o céu, monstros marinhos chamados ictiossauros dominavam os oceanos do mundo. Ictiossauros eram antigos predadores reptilianos. Eles apareceram pela primeira vez há cerca de 251 milhões de anos, durante o Período Triássico, 20 milhões de anos antes do surgimento dos dinossauros. Fiéis ao seu nome que significa ("lagarto peixe", do grego ichthys, "peixe", e sauros, "lagarto"), os primeiros ictiossauros pareciam muito mais com lagartos com barbatanas.
Ao longo de seus 100 milhões de anos de existência ,seus corpos se transformaram e se tornaram mais parecidos com o dos peixes.
Eles tinham crânios longos e estreitos, e mandíbulas revestidas de dentes afiados. Esses dentes eram usados para capturar presas, como peixes e lulas.
Seus olhos eram os maiores já registrados no mundo animal, o que os ajudava a enxergar através das áreas escuras do oceano profundo. Na verdade, uma espécie tinha olhos mais de 25 centímetros de largura. Seus corpos variavam em tamanho. Alguns mal atingiam o tamanho de sessenta centímetros. Enquanto a espécie mais longa tinha aproximadamente 26 metros de comprimento. Eles tinham nadadeiras em forma de remo e uma cauda vertical que ajudava os ictiossauros.
Apesar de seu grande tamanho , conseguia navegar pelas águas em grande velocidade, chegando a mais de 35 quilômetros por hora. Juntas, essas qualidades colocavam os ictiossauros no topo da cadeia alimentar marinha.
No final do período Cretáceo, cerca de 25 milhões de anos, antes da extinção dos dinossauros, os ictiossauros foram extintos. Alguns cientistas acreditam que pode ter sido por causa de graves alterações climáticas. Mas a razão exata pela qual os ictiossauros foram extintos ainda é um mistério.
Referências:
Ichthyosaurus 101 | National Geographic / Youtube.
LEIA TAMBÉM:
Nenhum comentário:
Postar um comentário