PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 11 de maio de 2023

Exercícios de Geografia sobre Toyotismo - com gabarito

1 - ENEM 2020 - “O toyotismo, a partir dos anos 1970, teve grande impacto no mundo ocidental, quando se mostrou para os países avançados como uma opção possível para a superação de uma crise de acumulação.” A
NTUNES, R. Os sentidos do Trabalho: ensaio sobre a afirmação do trabalho. São Paulo: Boitempo. 2009. Adaptado. 

A característica organizacional do modelo em questão, requerida no contexto de crise, foi o(a) 
a) expansão dos grandes estoques. 
b) incremento da fabricação em massa. 
c) adequação da produção à demanda. 
d) aumento da mecanização do trabalho. 
e) centralização das etapas de planejamento.

2 - Sistema de produção flexível que controla a quantidade de matérias-primas e mantém estoques mínimos, pois produz apenas o necessário. Esse sistema também é conhecido como just-in-time. O texto apresenta um sistema de produção que ficou conhecido como: 
a) taylorismo. 
b) fordismo. 
c) toyotismo. 
d) socialismo. 
e) capitalismo.

3 - UNIFESO 2010/2 - Com relação às mudanças introduzidas pelo toyotismo no processo produtivo, assinale a afirmativa incorreta. 
a) Adoção do sistema de produção flexível. 
b) Intensificação do controle de qualidade. 
c) Aumento dos estoques para garantir a produção. 
d) Terceirização de etapas do processo produtivo. 
e) Ajuste constante da produção à demanda.

4 - IFSulDeMinas 2017/2 - O modo de produção industrial “flexível” que substituiu o modo de produção Fordista recebeu o nome de Toyotismo, porque começou a ser desenvolvido na fábrica da Toyota Motor. O Toyotismo constitui-se em um novo modelo de produção econômica que utiliza equipamentos tecnologicamente mais avançados, evita o desperdício e promove novas relações de trabalho nas fábricas. Assinale a alternativa que corresponde ao Toyotismo: 
a) A prática da terceirização da mão de obra menos qualificada a fim de obter economia no pagamento dos salários e aumento dos lucros. 
b) A produção de carros em série, com a criação de grandes estoques, tornando-os mais baratos ao consumo. 
c) Adoção da esteira rolante, divisão do trabalho e repetição das tarefas no ritmo das máquinas. 
d) Alienação do trabalho, uma vez que o operário não conhece todo o processo de produção.

5 - UENP 2016/2 - Leia o texto a seguir. Desde o início do século XX, a produção dentro das fábricas se estruturava em torno dos princípios do chamado fordismo/taylorismo. A partir de 1960 e, especificamente na década de 1970, com o aprofundamento da crise mundial do capitalismo, aconteceu uma reestruturação da produção capitalista e a introdução progressiva do toyotismo, como modelo de organização do trabalho. 
(OLIVEIRA, L. F.; COSTA, R. C. R. Sociologia para jovens do século XXI. Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio, 2013.) 
Com base nos conhecimentos prévios do fordismo e do toyotismo, assinale a alternativa correta. 
a) Como há necessidade de criação de um setor específico para o controle de qualidade nas fábricas, tanto o fordismo quanto o toyotismo seguem os princípios da polivalência do trabalhador e o uso da robótica. 
b) Em contraposição ao toyotismo, a adoção do modelo fordista na organização de trabalho das primeiras indústrias automobilísticas, no Brasil, foi baseada na produção flexível e em pequenos lotes. 
c) No toyotismo, a produção verticalizada, em oposição à organização horizontal do fordismo, atende à necessidade de produção de grandes estoques, a fim de manter o equilíbrio entre oferta e demanda. 
d) Os princípios das relações entre sindicato e empresa implantados pelo toyotismo, no Brasil, garantem a rede de direitos conquistados pelos movimentos sindicais anteriormente à crise do fordismo. 
e) Uma parte da produção industrial no toyotismo, contrariamente ao fordismo, é transferida para empresas diferentes, com o objetivo de diminuir custos e obter maiores lucros, o que resulta em subcontratação e terceirização.

GABARITO
1 - C
2 - C
3 - C
4 - A
5 - E

Nenhum comentário: