UEL 2023 - Leia o texto a seguir.
A indústria cultural conferiu poderes avassaladores à capacidade que a ideologia dominante possui de induzir
o pensamento, a atenção e mesmo o olhar, a percepção, para os pontos por ela iluminados. A indústria
cultural possibilitou, no século XX, a criação e o funcionamento de sociedades totalmente administradas, que
já não precisam se empenhar em justificar suas prescrições e imposições: a massa dos consumidores tende
a aceitá-las passivamente, considerando-as normais, legitimadas pelo simples fato de existirem. Num dos
ensaios de Prismas, em 1951, Adorno escreveu: “A ideologia, a aparência socialmente necessária, é hoje a
própria sociedade real”.
(KONDER, L. A questão da ideologia. São Paulo: Companhia das Letras, 2002. p.84.)
Com base nos conhecimentos sobre os conceitos de ideologia e indústria cultural e tendo como referência
esse texto, explique a analogia entre ideologia e seu poder de iluminação, demonstrando por que essa relação
é “uma aparência socialmente necessária”.
RESPOSTA:
A ideologia produz deformações nos modos de ver, viver e sentir o mundo. Como exteriorização dos valores econômicos, políticos e sociais dominantes, ela impõe limites à capacidade de compreensão crítica da realidade, inibindo discernimentos. Nesse sentido, o poder da ideologia está em privilegiar determinados aspectos da realidade e elegê-los como fundamentais ou mesmo únicos – e isso se dá, no caso da indústria cultural, por meio do controle dos meios de comunicação e de todo o aparato material responsável pela produção ética e estética da vida social. A padronização de comportamentos e preferências é uma extensão desse poder político da ideologia, que reduz a diversidade da vida a condicionamentos previsíveis e manipuláveis. Via produtos da indústria cultural, os indivíduos passam a consumir as mesmas coisas, a frequentar os mesmos ambientes, a partilhar as mesmas ideias, massificando sua existência. A frase de Adorno, então, evidencia a pouca liberdade que temos para fazer escolhas e viver de forma autônoma, mantendo os processos de dominação social.
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