PESQUISAR ESTE BLOG

Questão de Filosofia - UEL 2023 - Leia o texto a seguir. A felicidade e a liberdade começam com a clara

UEL 2023 - Leia o texto a seguir. 
A felicidade e a liberdade começam com a clara compreensão de um princípio: algumas coisas estão sob nosso controle e outras não. Só depois de aceitar essa regra fundamental e aprender a distinguir entre o que podemos e o que não podemos controlar é que a tranquilidade interior e a eficácia tornam-se possíveis. Mantenha sua atenção inteiramente concentrada no que de fato lhe compete e tenha sempre em mente que aquilo que pertence aos outros é problema deles, e não seu. Se agir assim, estará imune a coações e ninguém o poderá reprimir. Será verdadeiramente livre e eficiente em suas ações, pois seus esforços serão canalizados para boas atividades, e não desperdiçados em críticas ou confronto com outras pessoas. 
(Adaptado de: EPICTETO. A arte de viver/Epicteto: uma nova interpretação de Sharon Lebell. Tradução de: Maria Luiza Newlands da Silveira. Rio de Janeiro: Sextante, 2018. p.21-23.) 

Epicteto (55 d.C. – 135 d.C.), pensador grego, nasceu e viveu parte da sua vida como escravo, tornou-se professor e ficou conhecido na história da filosofia pelas lições de como viver bem e como desenvolver qualidades morais. 
Com base no texto e nos conhecimentos sobre esse filósofo, discorra sobre como o estoicismo de Epicteto fundamenta a vida virtuosamente plena e feliz.

RESPOSTA:
Diferente dos principais filósofos de sua época, que se esforçavam em elaborar teorias sobre o funcionamento da natureza, o pensamento de Epicteto era voltado exclusivamente para reflexões sobre a ética, ou seja, para as questões comezinhas do dia a dia e de como devemos proceder para ter uma vida boa e feliz. Com ênfase no autoconhecimento e na realização plena da vida individual, tinha como objetivo identificar quais as atitudes que as pessoas deveriam adotar para conduzir a vida, a despeito das dificuldades inevitáveis do cotidiano e de como as futilidades da vida social facilmente nos desviam do caminho para alcançar a felicidade e a paz interior. A forma simples com que Epicteto expressa suas mensagens já sugere que qualquer pessoa é capaz de desenvolver um progresso moral. A vida boa não é, portanto, um privilégio restrito às elites intelectuais, econômicas ou sociais. Epicteto não idealiza uma perfeição moral, nem oferece um rol de deveres para ser seguido, mas enfatiza, em suas lições, orientadas pelos princípios gerais do estoicismo, que é preciso controlar nossos desejos, conhecer a nós mesmos, observar a natureza e aceitar o determinismo que está fora do nosso controle. A vida sábia e virtuosa consiste em desapegar das ilusões fugazes das conquistas sociais e materiais, bem como a verdadeira liberdade é escolher as atividades eficazes que nos conduzem à serenidade e à paz interior.

Nenhum comentário: