1 - UFRGS 2016 - Leia as seguintes afirmações sobre o Sermão de Santo Antônio aos peixes, de Padre Antônio Vieira.
I - O Sermão apresenta a estratégia de se dirigir aos peixes, e não aos homens, estendendo o alcance crítico à conduta dos colonos maranhenses.
II - O Sermão apresenta elogios aos grandes pregadores, através de passagens do Novo Testamento.
III- A sardinha é eleita o símbolo do verdadeiro cristão, por ter sido o peixe multiplicado por Jesus.
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas I e III.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.
2 - UFPR 2018 - Sobre o Sermão de Santo Antônio aos peixes (século XVII), do Padre Antônio Vieira, assinale a alternativa correta.
a) Trata-se de um texto barroco, o que se nota pelo reaproveitamento intertextual que faz de um texto clássico, isto é, do sermão que três séculos antes o próprio Santo Antônio havia pregado.
b) O sermão é dirigido aos outros pregadores, indicando o que devem fazer para ser o sal da terra, ou seja, para que sejam eficazes em sua ação.
c) Na segunda metade do sermão, ao apontar os defeitos dos peixes, o Padre Antônio Vieira relaciona esses defeitos aos problemas das sociedades humanas.
d) Os peixes voadores são louvados no sermão, já que superam suas limitações de peixe para se levantarem o quanto possível na direção do céu, aproximando-se de Deus.
e) Vieira se refere a peixes mencionados por santos, pela Bíblia e por autores clássicos, mas não a peixes da costa brasileira, o que denota seu desinteresse por temas locais.
3 - UFPR 2017 - Com base na leitura integral do “Sermão de Santo Antonio aos peixes”, de Antonio Vieira, assinale a alternativa correta.
a) O texto se estrutura através de uma rede de analogias em que os peixes são equiparados à própria palavra de Deus.
b) A palavra de Deus é comparada ao sal da terra, mas nunca consegue fertilizá-la, porque falta à terra a leveza dos peixes.
c) Depois de ser lançado ao mar pelos homens, Santo Antonio foi reconduzido à praia pelos peixes, tornando-se exemplo da conduta cristã.
d) O sal da terra é a palavra de Cristo e, segundo a parábola citada no sermão, ele preferiu pregar para os peixes a pregar para os homens.
e) A terra, mesmo infértil, poderia ser melhor cultivada, caso houvesse pregadores que soubessem semear a boa palavra.
4 - UP 2018/2 - Sobre o sermão “A pregação aos peixes” (1654), de Antônio Vieira, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) Esse sermão foi inspirado em uma das pregações de Santo Antônio, conhecido popularmente como santo casamenteiro, principalmente no que diz respeito à situação discursiva de o orador dirigir-se aos peixes e não aos homens.
( ) O propósito persuasivo desse sermão se constrói, em grande parte, a partir da exploração do versículo “Vós sois o sal da terra”, que pode ser localizado pelo leitor no evangelho de São Mateus.
( ) Antônio Vieira utiliza algumas figuras de linguagem para convencer o público, como a hipérbole, que, segundo a tradição retórica, pode ser definida como recurso linguístico para dar destaque exagerado a uma ideia.
( ) O Cultismo e o Conceptismo são dois aspectos literários presentes no sermão de Antônio Vieira, sendo que este está relacionado ao trabalho realizado com a linguagem, e aquele, ao desenvolvimento das ideias/raciocínio ao longo do texto. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
a) V – F – V – F.
b) V – V – V – F.
c) F – F – V – V.
d) V – V – F – V.
e) F – V – F – V.
5 - UNICAMP 2021 - “ O vento da vida, por mais que cresça, nunca pode chegar a ser bonança; o vento da fortuna pode chegar a ser tempestade, e tão grande tempestade, que se afogue nela o mesmo vento da vida.”
(Antônio Vieira, “Sermão de quarta-feira de cinza do ano de 1672”, em A Arte de Morrer. São Paulo: Nova Alexandria, 1994, p. 56.)
No sermão proferido na Igreja de Santo Antônio dos Portugueses, em Roma, Vieira recorre a uma metáfora para chamar a atenção dos fiéis sobre a morte. Assinale a alternativa que expressa a mensagem veiculada pela imagem do vento.
a) A vida dos fiéis é comparável à tranquilidade da brisa em alto-mar.
b) A fortuna dos fiéis é comparável à força das intempéries marítimas.
c) A fortuna dos fiéis é comparável à felicidade eterna.
d) A vida dos fiéis é comparável à ventura dos navegadores.
RESPOSTA:
1 - A
2 - C
3 - E
4 - B
5 - B
Nenhum comentário:
Postar um comentário