PESQUISAR ESTE BLOG

Exercícios de Literatura sobre sobre Várias Histórias, de Machado de Assis - com gabarito

1 - CAMPO REAL 2019 - Sobre os contos de Várias histórias, de Machado de Assis, assinale a alternativa correta. 
a) A ironia que marca os romances do autor está ausente dos contos reunidos nesse volume. 
b) A crítica social e histórica é desprezada pelo autor nos contos, que só tematizam dramas individuais e psicológicos. 
c) Contos como “A cartomante” e “Dona Paula” tematizam o adultério ou a suposição dele. 
d) O conto “O cônego, ou a metafísica do estilo” apresenta a crítica aos desvios morais da igreja católica. 
e) O conto “Uns braços” é uma fábula moderna em que animais se tornam personagens alegóricos.

2 - PUC-SP 2001 - O conto “A Cartomante” integra a obra Várias Histórias de Machado de Assis. Dele é incorreto afirmar que 
a) se desenvolve a partir da afirmação de Horácio de que há mais coisas no céu e na terra do que sonha a nossa filosofia. 
b) apresenta um triângulo amoroso no qual Rita, casada com Vilela, o trai com o amigo Camilo. 
c) caracteriza a personagem feminina como uma dama formosa e tonta e mostra-a insinuante como uma serpente. 
d) apresenta um final feliz já que a previsão da cartomante sobre o amor dos dois realiza-se plenamente. 
e) se trata de uma narrativa tradicional com estrutura bem definida, conduzindo a história para um clímax inesperado, o chamado elemento surpresa.

3- UP 2017/2 - Em relação à obra Várias Histórias, de Machado de Assis, numere a coluna da direita de acordo com o nome da obra correspondente na coluna da esquerda. 
1. “A cartomante”. 
2. “Uns braços”. 
3. “O enfermeiro”. 
4. “A causa secreta”. 

( ) Um trio amoroso tem um fim trágico, após a revelação de uma traição. 
( ) Um copista aceita um cargo que o fará repensar a relação humana. 
( ) A relação entre dois médicos e o amor de uma mulher. 
( ) A descoberta da sensualidade por um jovem em relação a uma mulher mais velha. 

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo. 
a) 1 – 4 – 3 – 2. 
b) 3 – 2 – 4 – 1. 
c) 2 – 3 – 1 – 4. 
d) 1 – 3 – 4 – 2. 
e) 2 – 4 – 3 – 1.

4 - UP 2019/2 - Sobre Várias histórias (1896), de Machado de Assis, assinale a alternativa INCORRETA. 
a) Em “Conto de escola”, o narrador em primeira pessoa, com base no modo machadiano de narrar, relembra um evento de sua infância no qual seu professor, Policarpo, pune-o por ter auxiliado, mediante pagamento, seu colega de classe, Raimundo, em uma lição de sintaxe. Essa punição tem um desfecho surpreendente: no dia seguinte, ao procurar a moedinha, o narrador mata aula, porque se encanta com o tambor de um batalhão de fuzileiros. 
b) Em “D. Paula”, o narrador em terceira pessoa conta a história da intervenção de uma tia em uma briga conjugal, da qual se desdobra uma segunda consequência para a narrativa: a briga do casal faz a viúva, austera e respeitável, relembrar, com certa nostalgia, um antigo caso extraconjugal que ela tivera com um homem, cujo parente, possivelmente o filho, é a razão da atual briga entre a sobrinha e seu esposo. 
c) Em “Mariana”, o narrador em terceira pessoa conta a história do reencontro de um casal de ex-amantes, Evaristo e Mariana, após um lapso de dezoito anos. Esse reencontro revela para Evaristo outra faceta sobre seu antigo caso: a efusão amorosa que pautou a relação adúltera – Mariana quase se suicidou por conta do rompimento entre os dois – desapareceu a ponto de tornar-se, segundo o comportamento da moça, indiferença, quando do reencontro. 
d) Em “O enfermeiro”, o narrador em terceira pessoa conta a história de Procópio, homem que se emprega na casa do coronel Felisberto, localizada em uma vila do interior, para auxiliá-lo por conta de uma doença terminal, um aneurisma. Por conta de sua dedicação e tolerância – o coronel era um homem temperamental e violento –, Procópio herda todos os bens de seu patrão, após acompanhar, caridosamente, o seu longo padecimento. 
e) Em “A desejada das gentes”, narrativa construída no modo dramático, conta-se a história do singular caso amoroso do personagem Conselheiro que, em sua juventude, depois de disputar com seu amigo João Nóbrega os amores de Quintília, moça bela e rica, desenvolve um laço afetivo que não consegue se concretizar em relação matrimonial até o momento da morte de sua amada, quando decide, então, casar-se com ele em seu leito de morte.

5 - Campo Real 2019 - Sobre o conto “A cartomante”, publicado no livro Várias histórias (1896), de Machado de Assis, é correto afirmar que o narrador: 
a) adere às perspectivas das personagens, Camilo e Rita, que, desejosos de não serem descobertos por Vilela, consultam uma cartomante que os deixa em alerta em relação ao marido traído. 
b) é Camilo, uma das personagens do triângulo amoroso, que conta, por meio de flashbacks e flashforwards, a sua visita com Rita à cartomante e a descoberta da traição por Vilela. 
c) conta a história de um triângulo amoroso, a partir de uma técnica de narração que consiste em utilizar flashback e focalizar os eventos a partir da perspectiva das personagens, em especial de Camilo. 
d) é Rita, esposa de Vilela e amante de Camilo, que conta, por meio de flashbacks, sua visita à cartomante para descobrir se Camilo ainda a ama e, sem querer, descobre que Vilela já está ciente do adultério. 
e) conta a história a partir de uma onisciência neutra, de modo a revelar o que motivou Camilo e Rita a traírem Vilela e o que se passou na cabeça do marido traído antes do assassinato.

6 - IFRR 2017/2 - Sobre a obra Várias Histórias, de Machado de Assis, é incorreto afirmar que: 
a) Mariana – é um conto de lição cruel, mas realista, ao narrar as mudanças por que passou uma paixão no espaço de 18 anos. 
b) O Enfermeiro – trata-se da história de Rangel, homem de sonhos gigantescos e ações minúsculas, quase nulas. 
c) Trio em Lá Menor – é um conto alegórico que apresenta a história de Maria Regina, sofredora de um dilema, pois não consegue decidir-se entre dois homens, Miranda e Maciel. 
d) A Desejada das Gentes – conto em que o protagonista rememora a um interlocutor a história de Otília, cobiçada dama da sociedade que costumava desenganar todos que tentavam estabelecer uma relação com ela. 
e) Um Apólogo – famoso conto que narra o desentendimento entre a agulha e a linha

7 - UFPR 2017 - Considere o parágrafo abaixo, extraído do conto “D. Paula”, que integra a coletânea Várias Histórias, de Machado de Assis:
Já se entende que o outro Vasco, o antigo, também foi moço e amou. Amaram-se, fartaram-se um do outro, à sombra do casamento, durante alguns anos, e, como o vento que passa não guarda a palestra dos homens, não há meio de escrever aqui o que então se disse da aventura. A aventura acabou; foi uma sucessão de horas doces e amargas, de delícias, de lágrimas, de cóleras, de arroubos, drogas várias com que encheram a esta senhora a taça das paixões. D. Paula esgotou-a inteira e emborcou-a depois para não mais beber. A saciedade trouxe-lhe a abstinência, e com o tempo foi esta última fase que fez a opinião. Morreu-lhe o marido e foram vindo os anos. D. Paula era agora uma pessoa austera e pia, cheia de prestígio e consideração.

Sobre Várias Histórias, assinale a alternativa correta.
a) “D. Paula” e “Entre santos” distinguem-se tematicamente dos demais contos da coletânea por tratarem do adultério feminino, antecipando assim o tema do ciúme de maridos enganados, que apareceria no romance Dom Casmurro, de Machado de Assis. 
b) O encantamento de um adolescente por D. Severina (no conto “Uns braços”) e a história revelada pela sobrinha à tia (em “D. Paula”) perturbam essas mulheres, por acenderem nelas, respectivamente, o desejo e a lembrança de sua realização. 
c) Nos contos “A Cartomante” e “D. Paula”, o narrador onisciente apresenta em detalhes os acontecimentos passados, dando a conhecer os fatos e o julgamento social sobre eles, permitindo que o leitor antecipe os desdobramentos da trama. 
d) Os personagens Evaristo (do conto “Mariana”) e D. Paula (do conto homônimo) lembram-se de episódios antigos de suas vidas afetivas. Referindo-se a esses episódios, os contos trazem digressões moralizantes a respeito das virtudes do casamento no século XIX. 
e) Nos contos desse livro, a moral cristã do século XIX impele as mulheres a viverem “à sombra do casamento”, isto é, distantes de aventuras extraconjugais, satisfeitas com a vida de prestígio e consideração que o matrimônio lhes assegura.

GABARITO
1 - C
2 - D
3 - D
4 - D
5 - C
6 - B
7 - B

Nenhum comentário: