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Questão de Filosofia - UEL 2023 - Leia o texto a seguir. Até hoje se assumiu que todo o nosso conhecimento

UEL 2023 - Leia o texto a seguir. 
Até hoje se assumiu que todo o nosso conhecimento teria de regular-se pelos objetos; mas todas as tentativas de descobrir algo sobre eles a priori, por meio de conceitos, para assim alargar nosso conhecimento, fracassaram sob essa pressuposição. É preciso verificar pelo menos uma vez, portanto, se não nos sairemos melhor, nas tarefas da metafísica, assumindo que os objetos têm de regular-se por nosso conhecimento, o que já se coaduna melhor com a possibilidade, aí visada, de um conhecimento a priori dos mesmos capaz de estabelecer algo sobre os objetos antes que nos sejam dados. Isso guarda uma semelhança com os primeiros pensamentos de Copérnico, que, não conseguindo avançar muito na explicação dos movimentos celestes sob a suposição de que toda a multidão de estrelas giraria em torno do espectador, verificou se não daria mais certo fazer girar o espectador e, do outro lado, deixar as estrelas em repouso. 
(KANT, I. Crítica da Razão Pura. Tradução de: Fernando Costa Mattos. 4.ed. Petrópolis: Vozes; Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2015. p.29-30. (Coleção Pensamento Humano)) 

Immanuel Kant (1724–1804), ao recomendar uma inversão dos papéis das fontes do conhecimento, faz alusão a Copérnico e sua proposta de substituir o modelo geocêntrico pelo modelo heliocêntrico. Com base no texto e nos conhecimentos sobre Teoria do Conhecimento, discorra sobre o significado da “Revolução Copernicana” no pensamento de Immanuel Kant.

RESPOSTA:
Immanuel Kant pretendia solucionar um impasse sobre a fundamentação filosófica do conhecimento científico que se arrastava desde a antiguidade. A metafísica tradicional reivindicava para si a prerrogativa de explicar os fenômenos da natureza, estabelecendo a razão como fonte provedora e exclusiva do verdadeiro conhecimento sobre o mundo. A tradição empirista, de índole antimetafísica, restringia o conhecimento científico aos dados captados pela experiência sensorial e reduzia a mente humana a uma tábula rasa receptora passiva das informações. Assim, o conhecimento é regulado a partir das informações oriundas dos objetos. A formação filosófica de Kant teve forte influência do racionalismo alemão, sobretudo de Gottfried Leibniz e Christian Wolff, mas os avanços e as inegáveis conquistas das formulações teóricas de Isaac Newton, no século XVII, no campo das ciências empíricas, bem como as críticas de David Hume contra a metafísica, mudaram a compreensão de Kant sobre as tradicionais teorias do conhecimento. É neste contexto que Kant propõe uma revisão do papel da razão e dos sentidos na constituição do saber, pois, se o conhecimento é regulado pelo objeto ou se ele se reduz à sua observação, como esse conhecimento poderia ser ampliado mediante conceitos universais prévios? Aludindo a Copérnico, que desconstruiu o antigo paradigma geocêntrico ao descrever a Terra orbitando o Sol, Kant propõe que os dados captados sensorialmente deveriam ser regulados pelas funções lógicas da razão humana, invertendo, portanto, a posição do sujeito e do objeto na constituição do saber científico sobre a natureza. Deste modo, Kant promove uma “Revolução Copernicana” na epistemologia, ao alterar a topologia das fontes do conhecimento científico.

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