PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 1 de abril de 2023

Questão de Biologia - FATEC 2023 - Os microscópios e outros instrumentos ópticos transformaram-se, devido aos avanços tecnológicos,

FATEC 2023 - Os microscópios e outros instrumentos ópticos transformaram-se, devido aos avanços tecnológicos, em ferramentas multidisciplinares indispensáveis, atraindo interessados de diferentes formações, como físicos, químicos, biólogos, engenheiros, entre outros. Com relação a alguns desses instrumentos, é correto afirmar que
a) a invenção dos microscópios eletrônicos foi fundamental para a descoberta das primeiras células e permitiu a identificação dos elementos químicos da tabela periódica. 
b) as lunetas são um tipo de microscópio óptico de baixo custo muito utilizado nos hospitais para baratear a realização de diversos tipos de exames de sangue. 
c) os microscópios eletrônicos apresentam elevado poder de resolução que permite o estudo minucioso das estruturas celulares. 
d) as observações detalhadas dos vírus, em microbiologia, foram feitas a partir da invenção do primeiro microscópio óptico simples. 
e) o principal objetivo do uso dos microscópios ópticos é possibilitar o estudo minucioso da estrutura dos átomos e das ligações químicas.

RESPOSTA:
Letra C.

O microscópio eletrônico apresenta um elevado grau de aumento e resolução sendo possível o estudo de estruturas celulares como as organelas.

Nenhum comentário: