PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 1 de abril de 2023

Questão de Biologia - FATEC 2023 - A partir da década de 1960, o uso de tecnologia revolucionou a agricultura, no Brasil e no mundo, por meio de inúmeras inovações, como:

FATEC 2023 - A partir da década de 1960, o uso de tecnologia revolucionou a agricultura, no Brasil e no mundo, por meio de inúmeras inovações, como: 
• na mecanização, pois o uso de máquinas, desde a preparação do solo até à colheita, agiliza o trabalho; 
• na utilização de diversos tipos de sensores, que fornecem detalhes da plantação, como temperatura, umidade, minerais do solo, entre outros; 
• no uso de imagens aéreas, que servem para o mapeamento de campos e para o controle de maquinários; 
• no uso de drones, que permite monitoramento aéreo, em tempo real, dos processos de colheita; 
• nas pesquisas, que cada vez mais avançam no melhoramento genético de plantas; 
• e na inovação de fertilizantes e defensivos agrícolas, que se tornam mais sustentáveis. 

A partir da leitura e da análise do texto, assinale a alternativa correta. 
a) As mudanças tecnológicas no setor de mecanização agrícola do Brasil estimularam a implantação do uso da tração animal por bovinos e equinos, pois apresentam maior rapidez nos processos de plantio e colheita. 
b) Os sensores agrícolas que identificam na plantação informações, como, por exemplo, a necessidade de água no solo, registram e analisam os dados obtidos, o que potencializa a produtividade. 
c) O uso de imagens aéreas e de drones impede o acompanhamento, em tempo real, de diferentes culturas e maquinários, pois não permite que os espaços de plantio sejam visualizados nas telas de computadores. 
d) O melhoramento genético das plantas é decorrente da poluição ambiental e da utilização de elevadas quantidades de fertilizantes e defensivos agrícolas na lavoura, a fim de obter alimentos menos nutritivos. 
e) Os avanços na mecanização e nas outras técnicas das atividades agrícolas apresentam pontos positivos ao meio ambiente, visto que impedem as mudanças climáticas.

RESPOSTA:
Letra B.

O uso de sensores agrícolas permite o acompanha - mento das condições do solo e aponta, por meio de análise de dados, as necessidades para o melhor aproveitamento e para o aumento da produtividade agrícola.

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...