PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 14 de março de 2022

Questão de Filosofia - ENEM 2017 - A representação de Demócrito é semelhante à de Anaxágoras,

ENEM 2017 - A representação de Demócrito é semelhante à de Anaxágoras, na medida em que um infinitamente múltiplo é a origem; mas nele a determinação dos princípios fundamentais aparece de maneira tal que contém aquilo que para o que foi formado não é, absolutamente, o aspecto simples para si. Por exemplo, partículas de carne e de ouro seriam princípios que, através de sua concentração, formam aquilo que aparece como figura. HEGEL. G. W. F. Crítica moderna. In: SOUZA, J. C. (Org.). Os pré-socrática: vida e obra. São Paulo: Nova Cultural. 2000 (adaptado). O texto faz uma apresentação crítica acerca do pensa - mento de Demócrito, segundo o qual o “princípio constitutivo das coisas” estava representado pelo(a) 
a) número, que fundamenta a criação dos deuses. 
b) devir, que simboliza o constante movimento dos objetos. 
c) água, que expressa a causa material da origem do universo. 
d) imobilidade, que sustenta a existência do ser atemporal. 
e) átomo, que explica o surgimento dos entes.

RESPOSTA:
Letra E.

Demócrito, aluno de Leucipo na Antiga Grécia foi coautor do atomismo. Para o mestre e discípulo, a matéria era composta de uma partícula básica à qual deram o nome de átomo. 

LEIA TAMBÉM:
Questões de Filosofia / ENEM 2017 - Questão 48 - Questão 65 - Questão 66 - Questão 85 - Questão 88 -

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...