PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 22 de junho de 2020

Os sobrenomes mais comuns na América do Sul

A maior parte da América do Sul ganhou a independência da Espanha, no início do século 19, mas muitos dos mais sobrenomes populares em todo o continente hoje são de origem espanhola. Gonzalez é o sobrenome mais comum na Argentina, Chile, Paraguai e Venezuela. É um patronímico do nome pessoal espanhol Gonzalo, que originalmente vem do alemão "gun“ ", que significa" batalha ".



Silva é o sobrenome mais comum no Brasil,com sua origem de Portugal. A variação “da Silva” ocupa a 22ª colocação, com pouco mais de 1 milhão no Brasil. Mas a origem de ambos é a mesma: como um sobrenome toponímico (de origem geográfica), deriva do termo latino silva, que significa “selva” ou “floresta”. Com a presença dos romanos na Península Ibérica, muitos lusitanos incorporaram Silva ao nome próprio. Séculos depois, grande parte carregava o termo quando chegou ao Brasil, engrossando os números com a abolição da escravatura.

No Peru, o sobrenome mais comum tem raízes indígenas. Estima-se que um em cada 55 peruanos compartilhe o sobrenome Aymaran Quispe, que deriva do Aymaran “qhispi”, que significa “vidro” ou “pedra preciosa”.

Na Guiana, o sobrenome mais comum é Persaud, uma forma alterada do Prasad indiano. Este nome deriva do sânscrito "prasāda", que significa "favor", "graça" ou "oferenda". Imigrantes indianos e descendentes de colonos indianos representam cerca de 40% da população da Guiana.

Fonte: The Fools.

Nenhum comentário: