PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

História de Dolcinópolis, São Paulo – SP

Histórico do Município: Dolcinópolis, São Paulo – SP
Gentílico: dolcinopolense

A história do Município de Dolcinópolis, assim como a de tantos outros municípios brasileiros, se deve à vontade e a coragem de homens e mulheres ávidos por conquista de novos horizontes e por desbravar o desconhecido.
Nos idos de 1945, era o Senhor Batista Dolci proprietário de uma gleba de 500 alqueires de terras. Movido pelo desafio de conhecer algo mais além das fronteiras de sua propriedade, fez dela o seu ponto de partida, na época um pequeno aglomerado de casas de pau-a-pique e cujos primeiros moradores foram Domingos Rossi, Joaquim Vasconcelos, Francisco Galante, Amadeu Romanholi, José Francisco Dourado e o próprio Batista Dolci.
A expectativa e a possibilidade de uma vida melhor na promissora região não demoraram a concretizar-se e assim, outros moradores vieram se juntar àquele pequeno grupo.
Estaria lançada a semente que daria origem ao que hoje é Dolcinópolis.

Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Dolcinópolis, pela lei estadual nº 233, de 24-12- 1948, subordinado ao município de Jales. Elevado à categoria de município com a denominação de Dolcinópolis, pela lei estadual 5285, de 18-02-1959, desmembrado do município de Jales. Sede no antigo distrito de Dolcinópolis. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1960. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009. 
Fonte: Biblioteca do IBGE.

Nenhum comentário: