PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 7 de novembro de 2015

10 Curiosidades sobre o Rio Grande do Sul

 Bandeira do Rio Grande do Sul
  1. O Rio Grande do Sul é uma das 27 unidades federativas do Brasil. O Rio Grande do Sul (RS) é o maior e mais populoso estado da Região Sul e abriga o extremo meridional do país, o Arroio Chuí.
  2. Quem nasce no Rio Grande do Sul é gaúcho.
  3. Porto Alegre é a capital do estado do Rio Grande do Sul.
  4. O estado do Rio Grande do Sul ocupa área de 281.731,445 km² , limitando-se ao norte com o estado de Santa Catarina, a leste com o oceano Atlântico, ao sul com o Uruguai e a oeste com a Argentina.
  5. O Rio Grande do Sul é o berço do MST - Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - , que surge oficialmente em 1984, a partir das lutas pela terra no início da década de 1980.
  6. A região hoje correspondente ao estado do Rio Grande do Sul teve sua fronteira definida apenas em 1801, após a assinatura do "Tratado de Badajoz".
  7. A estátua do Laçador é um monumento histórico da cidade de Porto Alegre. É a representação do gaúcho tradicionalmente pilchado (em trajes típicos).
  8. Alegrete é o maior município em área territorial do Rio Grande do Sul.
  9. No município de Rio Grande, no Sul do Rio Grande do Sul, a praia do Cassino é mais conhecida pela fama de maior praia em extensão do mundo.
  10. A macela ou marcela (Achyrocline satureioides) é a planta medicinal símbolo do estado do Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário: