PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Exercícios Resolvidos de Geografia sobre o Carvão Mineral

1. UNESP 2013 - Assinale a alternativa que indica corretamente o fator considerado determinante para a localização das indústrias durante a Primeira Revolução Industrial (final do século XVIII a meados do século XIX).
(A) Reservas de petróleo.
(B) Incentivos fiscais.
(C) Mão de obra especializada.
(D) Jazidas de carvão mineral.
(E) Disponibilidade de água

2. UFAL 2011 -  “Um dos fatores de maior influência no aquecimento global é a liberação de gases poluentes provocada pelo uso de combustíveis fósseis. Três tipos são usados em larga escala pelo planeta: carvão mineral, petróleo e gás natural. Entre os três, o carvão é o maior vilão. Ainda assim, e apesar dos sinais cada vez mais preocupantes da mudança climática, o uso desse combustível parece longe de ser substituído por alternativas menos poluentes.” (Revista Veja. Dez. 2008).
Sobre o carvão mineral, é incorreto afirmar que:
A) a queima do carvão mineral emite gases que colaboram para um possível aquecimento global e pode provocar a produção da chamada “chuva ácida”.
B) a exemplo dos demais combustíveis fósseis, o carvão mineral é o resultado do magmatismo que se verificou em terrenos de bacias sedimentares antigas, que foram fundo de grandes lagos. 
C) o carvão mineral é empregado também para produzir plásticos, fertilizantes e para auxiliar no derretimento do ferro e na fabricação do aço.
D) quando o carvão mineral é queimado, o vapor oriundo dessa queima aciona as turbinas que estão instaladas nas usinas termoelétricas; esse movimento é responsável pela formação de eletricidade.
E) o carvão mineral ainda é muito utilizado para a produção de energia por ser atraente do ponto de vista econômico, uma vez que é barato e abundante.

3. UFRN 2010 - O Brasil é rico em recursos minerais, condição que está associada ao arcabouço geológico do país. Observe, no mapa a seguir, a área destacada. 
Brasil: Geologia e Ocorrência Mineral

A área em destaque corresponde a 
A) terrenos cristalinos, onde se verificam as principais concentrações de carvão mineral do país. 
B) terrenos sedimentares, onde se localizam as principais jazidas de carvão mineral do Brasil. 
C) terrenos sedimentares, onde se concentram as maiores reservas de petróleo do país. 
D) terrenos cristalinos, onde se encontram as maiores ocorrências de petróleo do Brasil.

4. CENTRO PAULA SOUZA 2011 - Um dos recursos minerais de maior importância histórica é o carvão mineral.  Analise as afirmações a respeito de sua formação e de sua produção.
I. O carvão mineral pode ser obtido através da queima de árvores e da exploração de reservas soterradas de rocha carbonífera.
II. Trata-se de uma rocha sedimentar cuja formação iniciou-se há milhões de anos, a partir da decomposição de materiais orgânicos, como troncos e galhos, que se misturaram ao solo.
III. A formação do carvão extraído atualmente ocorreu especialmente nas grandes florestas pantanosas da
Europa, da Ásia e da América do Norte.
São afirmações válidas
(A) I e II, apenas.
(B) I e III, apenas.
(C) II e III apenas.
(D) II, apenas.
(E) III, apenas.

5. UNICAMP 2007 - “As maiores jazidas de carvão mineral do país situam-se nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. As menores, no Paraná e São Paulo. As reservas brasileiras totalizam 32 bilhões de toneladas de carvão in situ. Desse total, o estado do Rio Grande do Sul possui 89,25%, Santa Catarna 10,41%, Paraná 0,32% e São Paulo 0,02%. Somente a Jazida de Candiota, situada no sudoeste do estado do Rio Grande do Sul, possui 38% de todo o carvão nacional, distribuído sob a forma de 17 camadas de carvão. A mais importante delas é a camada Candiota, com 4,5 metros de espessura, em média, composta por dois bancos de carvão”. (http://www.cprm.gov.br/coluna/carvaomineral0.html)
a) Como o carvão mineral se forma? Indique em que tipo de rocha é encontrado; justifique.
b) Indique os principais problemas ambientais causados pela queima de carvão mineral.

Gabarito/Respostas
1. D
2. B
3. B
4. C
5.
a) O carvão forma-se pelo acúmulo de vegetação em ambientes de baixa oxidação, levando ao acúmulo de material orgânico de decomposição muito lenta. A vegetação se acumula em partes rebaixadas e úmidas da paisagem e é recoberta por sedimentos erodidos de porções mais elevadas da paisagem; portanto, o carvão é encontrado em rochas sedimentares.
b) Efeito estufa, chuvas ácidas, poluição por partículas.

Nenhum comentário: