É esse o título do artigo do professor Allain Wilham Silva de Oliveira, do Colégio de Aplicação – COLUNI – Universidade Federal de Viçosa – que busca esclarecer o conceito de montanhas, bem como a existência dessa forma de relevo no Brasil e mais especificamente em Minas Gerais.
"A prática desenvolvida na escola de ensino médio, muitas vezes por meio de professores ou por alguns que não têm uma formação científica adequada, leva à busca do livro didático como única fonte dogmática de saber, o que os têm levado a fazer afirmações equivocadas, pois alguns conceitos são introduzidos na ciência sem uma avaliação crítica e contextualizada do seu significado. Por conseguinte, surgem afirmações na Geografia Escolar que incorporam uma gama de significados que se transformam “em verdade”; como é comum ouvir dos alunos as seguintes afirmações: “o professor disse que em Minas não tem montanhas” ou, ainda na lista de discussão de geografia, a seguinte pergunta: “existe ou não montanhas no Brasil?”, e a afirmação de algum colega: “é, mas em Minas não tem montanha, só tem morros”.
A matéria completa está dispoível online na revista Ponto de Vista. Para acessar e esclarecer algumas dúvidas confira o link http://www.coluni.ufv.br/revista-antiga/docs/volume02/existemMontanhas.pdf
|
Vista do Pico da Bandeira ao anoitecer |
Montanhas são mesmo fascinantes! A terceira maior montanha do Brasil, e a mais alta do Estado de Minas Gerais é o Pico da Bandeira é considerada a mais acessível montanha nacional.
Altura: 2.891,98 metros,
Onde? no Parque Nacional do Caparaó, onde está situada na Serra do Caparaó.
Nenhum comentário:
Postar um comentário