PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 2 de abril de 2018

Rede Urbana - 10 Questões de Vestibulares - Gabarito

1. UNESP - 2016 - Relações entre as aglomerações na rede urbana.

Os esquemas apresentam redes urbanas com diferentes hierarquias. Explique a diferença entre rede urbana e hierarquia urbana e como se dão as relações entre as aglomerações urbanas nos esquemas apresentados.

2. CESGRANRIO - 2011 - Seria uma visão reducionista considerar que a rede urbana é um simples conjunto de cidades ligadas entre si por fluxos de pessoas, bens e informações, como se isso em nada tivesse relação com outros mecanismos existentes em nossas sociedades. Na perspectiva de que a rede urbana não é “inocente” e, por meio dela, a gestão do território se exerce, há uma relação mais estreita com os seguintes mecanismos de nossa sociedade: 
(A) hierarquia e fluxo de mercadorias 
(B) instituições fortes e fluxo de pessoas 
(C) modernização e infraestrutura completa 
(D) exploração econômica e exercício de poder 
(E) mobilidade de transporte e progresso tecnológico

3. UNIRIO 2004 - "A rede urbana não é "inocente", no sentido de ser um "simples" conjunto de cidades ligadas entre si por fluxos de pessoas, bens e informações, como se isso fosse coisa de menor importância ou não tivesse a ver com os mecanismos de exploração econômica e exercício do poder existentes em nossas sociedades." Extraído de Marcelo Lopes de Souza in ABC do desenvolvimento urbano. Com relação ao texto acima é correto afirmar que 
a) o campo é a área do território nacional que escapa da rede de poder econômico e político exercido pelas cidades. 
b) as cidades se apresentam, ao longo da rede urbana, como suportes de disseminação de ideias, das cidades menores para as maiores. 
c) uma metrópole nacional, a exemplo de São Paulo, concentra as sedes das grandes empresas e, tendo como suporte a rede urbana, exerce a gestão do território. 
d) os centros locais funcionam como centros de distribuição de bens e serviços e acumulam capital vindo dos centros regionais da rede urbana ao qual estão inseridos. 
e) o campo funciona como suporte de disseminação de bens e ideias, até chegar à cidade.

4. UNICAMP 2011 - Em termos genéricos, a rede urbana constitui-se no conjunto de centros urbanos funcionalmente articulados entre si. É, portanto, um tipo particular de rede na qual os vértices ou nós representam os diferentes núcleos de povoamento dotados de funções urbanas, e as linhas representam os diversos fluxos entre esses centros. (Adaptado de Roberto Lobato Corrêa, Trajetórias Geográficas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.) Sobre a rede urbana Brasileira é correto afirmar que: 
a) formou-se a partir do interior do continente, com o nascimento das cidades “boca de sertão”, funcionais para o povoamento e a exploração do ouro. 
b) já no início do século XIX, ela deixou de seguir o modelo dendrítico implantado desde o início da colonização para atender à economia agroexportadora. 
c) a partir da segunda metade do século XX, a industrialização implicou forte articulação interregional, gerando uma rede urbana de porte nacional. 
d) na atualidade, destaca-se a monofuncionalidade dos principais centros que a formam, dada a especialização das funções urbanas requerida na globalização.

5. UNICENTRO - 2011 - Em relação às redes urbanas e à organização interna das cidades, marque com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas. 
( ) A tendência de desconcentração populacional e da formação de novas territorialidades urbanas não metropolitanas, no interior do Brasil, tem produzido redes urbanas menos densas e articuladas e pouco complexas. 
( ) As médias cidades podem exercer papel ativo frente ao processo de concentração urbana, equilibrando os processos de polarização e freando o excessivo crescimento das aglomerações urbanas. 
( ) As megacidades dos países subdesenvolvidos, por concentrarem elevada população residente, possuem maior vulnerabilidade socioambiental, indicando a necessidade de políticas públicas integradoras e complementares no aporte de recursos. 
( ) A insegurança e o medo da violência urbana criam novos códigos arquitetônicos de segregação espacial a cargo do mercado imobiliário, como é o caso dos condomínios fechados e dos shoppings centers. A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a 
A) V V F F 
B) F F V F 
C) F F V V 
D) V F F V 
E) F V V V

6. UNIFENAS - 2018/1 - Analise a imagem a seguir, que representa distintamente dois esquemas de relações de cidades em uma rede urbana, envolvendo a hierarquia clássica e a hierarquia atual.

A hierarquia urbana envolve os diferentes níveis de complexidade econômica das cidades e suas redes, ou seja, a maneira como as cidades organizam-se dentro de uma escala de subordinação e de intensidade dos variados fluxos existentes entre elas. Verifica-se na imagem que há uma mudança da concepção tradicional de hierarquia urbana, antes amparada sobre uma rígida hierarquia funcional, em relação ao esquema atual, hoje, favorecido pela (pelo): 
a) Intensificação dos fluxos materiais e, principalmente, dos fluxos de informações que reduziram os custos de deslocamentos e das trocas simbólicas. 
b) Capacidade quantitativa da cidade em abrigar enormes contingentes populacionais e superar todos os desafios de ordem socioeconômica. 
c) Possibilidade das pequenas e médias cidades adquirirem novas oportunidades de acesso aos bens e serviços e ao mesmo aparato tecnocientífico comum às cidades globais. 
d) Aprofundamento do êxodo rural em direção às megacidades, gerando cidades mortas com o desaparecimento de pequenos e médios núcleos urbanos em todo o país. 
e) Dinamismo das políticas públicas urbanas que atraíram grandes contingentes populacionais para as metrópoles brasileiras, favorecendo a mobilidade urbana e tornando irrelevante a dinâmica das relações hierárquicas entre pequenos e médios centros com os grandes centros urbanos.

7. UFRN 2009 - A hierarquia urbana diz respeito à influência que as cidades exercem umas sobre as outras, constituindo uma rede urbana. As mudanças ocorridas no padrão técnico-científico-informacional produziram o modelo de hierarquia urbana informacional, representado no esquema abaixo.
A partir dessas informações, explique como funciona a hierarquia urbana no modelo informacional.

8. Unioeste 2010 - Sobre a rede urbana brasileira, assinale a alternativa correta. 
A. Dentro da estrutura de hierarquia urbana, as Metrópoles Nacionais são formadas pelas capitais dos Estados brasileiros. 
B. A Região Sul apresenta a rede urbana mais densa e articulada do país, onde as cidades médias e grandes estão plenamente interligadas, permitindo a intensa troca de mercadorias e informações entre a população. 
C. A rede urbana do Nordeste é desarticulada, apresenta baixíssima densidade e estrutura hierárquica incompleta; contando com apenas duas Metrópoles Regionais (Salvador e Recife), os principais centros urbanos localizam-se ao longo do Rio São Francisco. 
D. Megalópoles são formadas pela junção física (conurbação) de duas ou mais cidades, fenômeno que pode ser verificado com frequência no Brasil desde a década de 1970. 
E. Quanto maior a qualidade de vida, variedade e complexidade de determinados bens e serviços fornecidos por uma cidade, maior será a sua importância no interior da rede urbana.

9. Souza Marques - 2017 - Analise o texto sobre urbanização. “A rede urbana é formada pelo sistema de cidades, no território de cada país, interligadas umas às outras através dos sistemas de transportes e de comunicações, pelos quais fluem pessoas, mercadorias, informações etc. Quanto mais complexa a economia de um país ou de uma região, maior é a sua taxa de urbanização e a quantidade de cidades, mais densa é a sua rede urbana e, portanto, maiores são os fluxos que as interligam. Assim, as redes de cidades mais densamente articuladas surgem justamente naquelas regiões do planeta onde estão as megalópoles”. 
(SENE, E.; MOREIRA, J. Geografia. Geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2005, p. 318.) 
Uma rede urbana densamente articulada por megalópole localiza-se geograficamente no 
(A) norte do Japão. 
(B) noroeste da China. 
(C) sudoeste da Austrália. 
(D) nordeste dos Estados Unidos. 
(E) sudoeste da República Sul-Africana.

10. Unicamp 2003 - 2ª Fase - A construção da rede urbana brasileira obedeceu, durante quatro séculos, ao ritmo lento da exploração do território vasto, sempre em condições de baixa densidade. Ao final do século XIX muda o ritmo da urbanização. Adaptado de Jorge Wilheim. “Metrópoles e faroeste no século XXI” in: Ignacy Sachs et alii. (orgs), Brasil: um século de transformações. São Paulo, Companhia das Letras, 2001, p. 476. 
A) Explicite um dos motivos para a aceleração da urbanização no Brasil a partir do século XIX. 
B) Cite duas características recentes da rede urbana brasileira. 
C) O dinamismo da rede urbana brasileira dá-se principalmente por agregação de fluxos migratórios. As pessoas migram visando a melhorar o padrão de vida. No entanto, tal expectativa vem sendo frustrada no Brasil. Cite duas consequências de tal situação no cenário urbano do país.

GABARITO / Resolução
01 - Resposta: Na hierarquia urbana, representada pelo esquema clássico, temos uma dependência progressiva das cidades de menor porte (vilas, cidades locais e centros regionais) em relação às metrópoles regionais e nacionais, de modo que a ligação entre cidades locais e metrópoles nacionais, por exemplo, era dificultosa. Nessas regiões, onde se concentravam os centros urbanos-industriais, se encontravam as aglomerações urbanas. Já na rede urbana, representada pelo esquema atual, as ligações se estabelecem mutuamente, no contexto técnico-científico informacional, estabelecendo a formação de aglomerações urbanas também em cidades de menor porte.

02 - D
03 - C
04 - C
05 - E
06 - A

07 - 
Resposta: A hierarquia urbana, característica do modelo informacional, está associada à dinâmica social e econômica comandada pelos fluxos de informações, de capitais, de mercadorias e de pessoas. Nesse contexto, a implantação de modernos sistemas de transporte e de comunicação reduziu as distâncias e possibilitou a desconcentração das atividades econômicas. Nesse modelo, as cidades não se relacionam apenas com os centros maiores aos quais se subordinam, como no modelo de hierarquia urbana industrial. Podem estabelecer relações diretas com cidades, independentemente de seu tamanho e de sua localização geográfica, sendo definidor, nessas relações, o nível de desenvolvimento técnico-científico-informacional que está presente na organização espacial das cidades.

08 - E
09 - D

10 - 
Resposta:
A) A urbanização no Brasil a partir dos anos de 1940-1950 como resultado, principalmente, do processo de industrialização, na medida em que esse contribuiu para que ocorresse a dinamização de atividades atreladas ao comércio e ao setor de prestação de serviços. 
B) O processo de urbanização leva à formação de um conjunto articulado de cidades que inclui desde as localidades menores, e esse agrupamento é denominado rede urbana. No Brasil, embora a rede urbana possua um número representativo de grandes cidades e metrópoles, essa não se apresenta muito desenvolvida quando comparada a países desenvolvidos. Além disso, são constituídas de grandes disparidades regionais e de acentuadas descontinuidades espaciais. As redes são mais adensadas nas áreas metropolitanas e na atualidade as cidades do interior têm apresentado um crescimento mais intenso que o verificado nas regiões metropolitanas. 
C) O desenvolvimento econômico das metrópoles acabou por atrair grandes contingentes de migrantes em busca de melhores condições de vida. Os fluxos migratórios, por sua vez, resultaram em um inchaço do mercado de trabalho, tendo como consequência o aumento do desemprego e da condição de miséria. Além disso, houve uma intensificação da especulação imobiliária em razão do excesso de procura por imóveis, o que resulta em um inchaço da periferia e na favelização.

Nenhum comentário: