PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 15 de janeiro de 2017

UERJ 2008 - O impacto da vinda da Família Real portuguesa para o Brasil implicou alterações significativas para a cidade do Rio de Janeiro

O impacto da vinda da Família Real portuguesa para o Brasil implicou alterações significativas para a cidade do Rio de Janeiro que se prolongaram durante todo o período conhecido como "joanino". Essas alterações produziram uma nova dinâmica socioeconômica e redefiniram, em vários aspectos, a inserção da cidade no contexto internacional.
Uma função urbana associada a essa nova inserção está indicada em:
(A) crescente pólo turístico em função da chegada da Missão Artística Francesa
(B) expressivo núcleo comercial articulado à nascente rede ferroviária brasileira
(C) principal porto brasileiro relacionado à importação legal de manufaturas britânicas
(D) importante centro religioso decorrente da instalação do Tribunal da Santa Inquisição

Alternativa correta: (C)
Comentário da questão:
Um dos aspectos mais significativos da vinda da Família Real portuguesa para o Brasil, em 1808, foi a transformação do Rio de Janeiro em capital do Império português. Isso fez da cidade o centro de todas as atividades desenvolvidas pela política joanina, tanto interna quanto externamente, o que redundou num crescente aumento de sua importância e no conseqüente avanço do cosmopolitismo e da civilização no Brasil. Uma função urbana que teve grande destaque, justamente por realizar a combinação entre ação interna e externa, foi a de principal porto brasileiro, tendo em vista vários tratados assinados com a Inglaterra.

Nenhum comentário: