PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

UFPR 2010 - A chegada da Família Real e da Corte Portuguesa ao Rio de Janeiro em 1808

A chegada da Família Real e da Corte Portuguesa ao Rio de Janeiro em 1808 introduziu grandes mudanças na sociedade brasileira. Os grandes proprietários rurais e negociantes aglutinaram-se ainda mais do que antes ao redor da Família Real. Isso permitiu que, no contexto da independência (1822), alguns fenômenos permanecessem. Tendo em vista esses processos, considere as seguintes afirmativas: 
1. A escravidão foi mantida, sem que os poucos questionamentos a ela conseguissem prevalecer nem nos projetos de Independência, nem na elaboração de um projeto de Constituição em 1823, nem ainda na Constituição outorgada em 1824. 
2. O fim do laço colonial formal com Portugal permitiu a intensificação da relação de dependência frente à Inglaterra. 
3. A escravidão atingiu seu auge no Brasil imediatamente após a Independência, ao mesmo tempo em que as negociações internacionais pelo reconhecimento desta última levaram à tentativa de supressão do tráfico de escravos africanos em 1830. 
4. O apoio inglês à manutenção da escravidão e do tráfico de escravos permitiu que o cativeiro permanecesse no Brasil até 1888. Assinale a alternativa correta. 
A) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras. 
B) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras. 
C) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras. 
D) Somente a afirmativa 2 é verdadeira. 
E) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.

Resposta: letra A.

Nenhum comentário: