terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Fordismo - Questões de Vestibulares - Gabarito

1. CENTRO PAULA SOUZA 2014 - Para preparar uma caixa de telefone celular com carregador de bateria, fone de ouvido e dois manuais de instrução, o empregado da fábrica dispõe de apenas seis segundos. Finalizada essa etapa, a embalagem é repassada ao funcionário seguinte da linha de montagem, o qual tem a missão de escanear o pacote em dois pontos diferentes e, em seguida, colar uma etiqueta. Em um único dia, a tarefa chega a ser repetida até 6 800 vezes pelo mesmo trabalhador (blogdosakamoto.blogosfera.uol.com.br/2013/08/12/ Acesso em: 12.08.2013. Adaptado) Refletindo sobre a situação exposta no texto, é correto afirmar que essa fábrica se organiza pelo sistema de produção conhecido como 
(A) toyotismo, no qual a mecanização do trabalho leva à divisão equitativa dos lucros entre os operários. 
(B) toyotismo, no qual os trabalhadores controlam os meios de produção e produzem no seu próprio ritmo. 
(C) fordismo, no qual cada um dos trabalhadores realiza todas as etapas do processo produtivo nas fábricas. 
(D) fordismo, no qual a livre iniciativa do trabalhador determina o ritmo das fábricas e o volume da produção
(E) fordismo, no qual há uma divisão do trabalho, e a mecanização da produção leva à repetição de tarefas.

2. (ENEM 2001) …Um operário desenrola o arame, o outro o endireita, um terceiro corta, um quarto o afia nas pontas para a colocação da cabeça do alfinete; para fazer a cabeça do alfinete requerem-se 3 ou 4 operações diferentes;… Smith, Adam. A riqueza das nações. Investigação sobre a sua natureza e suas causas. Vol. I. São Paulo: Nova Cultural, 1985.

Jornal do Brasil, 19 de fevereiro de 1977.
A respeito do texto e do quadrinho são feitas as seguintes afirmações: 
I – Ambos retratam a intensa divisão do trabalho, à qual são submetidos os operários. 
II – O texto refere-se à produção informatizada, e o quadrinho, à produção artesanal. 
III – Ambos contêm a idéia de que o produto da atividade industrial não depende do conhecimento de todo o processo por parte do operário. Dentre essas afirmações, apenas: 
a) I está correta. b) II está correta. 
c) III está correta. 
d) I e II estão corretas. 
e) I e III estão corretas.

3. UERJ 2010 - Andy Warhol (1928-1987) é um artista conhecido por criações que abordaram valores da sociedade de consumo; em especial, o uso e o abuso da repetição. Esses traços estão presentes, por exemplo, na obra que retrata as latas de sopa Campbell’s, de 1962.

www.moma.org
O modelo de desenvolvimento do capitalismo e o correspondente elemento da organização da produção industrial representados neste trabalho de Warhol estão apontados em: 
(A) taylorismo - produção flexível 
(B) fordismo - produção em série 
(C) toyotismo - fragmentação da produção 
(D) neofordismo - terceirização da produção

4. PUC RIO 2004 - O continente europeu tem, historicamente, iniciado processos que vão pouco a pouco se espalhando pelo espaço mundial. Dentre os processos inovados surgidos na Europa, estão os abaixo enumerados, À EXCEÇÃO: 
(A) da ordenação de princípios étnicos, políticos e jurídicos _ a matriz cultural. (B) da construção de uma unidade político-territorial _ o Estado-Nação. 
(C) da elaboração de um modelo ordenador da produção e do trabalho _ o fordismo. 
(D) da criação de uma integração supra-nacional _ a União Européia. 
(E) da conjugação de pré-condições para mudar o processo produtivo _ a Revolução Industrial

5. UNIFRA 2008 - Qual dos títulos abaixo pode ser considerado adequado para o fragmento Com o carro, criou-se a fábrica moderna e transformou-se a indústria automobilística em um dos empreendimentos mais importantes do século XX. Inventou-se a linha de montagem. (Dinheiro. Editora Três, nº 122. p. 20.)? 
A) Fordismo – a produção em escala 
B) Toyotismo e a produção flexível 
C) Trabalhador polifuncional 
D) Terceirização – a inovação industrial do século 
E) Racionalização dos estoques

6. UEA 2003 - Nas primeiras décadas do século XX, o engenheiro Frederick Taylor desenvolveu os princípios de administração científica, que consistiam, basicamente, no controle dos tempos e dos movimentos dos trabalhadores para aumentar a eficiência do processo produtivo. Ao adotar estes princípios em sua fábrica, Henry Ford criava um novo método de produção. A inovação mais importante do modelo fordista de produção foi: (A) a fragmentação da produção. 
(B) o trabalho qualificado. 
(C) a linha de montagem. 
(D) a produção diferenciada. 
(E) a redução dos estoques.

7. UFU 2007 - Considere o texto abaixo e as afirmativas seguintes. O lançamento do automóvel Ford modelo T, em 1908, nos Estados Unidos da América, assinala o futuro da produção industrial como fruto da estandartização e do consumo de massa. Henry Ford, seu idealizador, pretendia criar um automóvel barato e, por isso, apoiou-se nos princípios do taylorismo que visava otimizar a cadência e os gestos do trabalho, unidos aos princípios da padronização de peças intercambiáveis. O modelo T foi um sucesso: em 1910 vinte mil automóveis foram fabricados ao preço unitário de U$ 850,00 e, em 1916, seiscentos mil ao preço unitário de U$ 360,00. Até que a produção se encerrasse em 1927, aproximadamente quinze milhões de exemplares saíram da linha de montagem. 
I - O sistema de produção do Ford T baseava-se na utilização de máquinas-ferramentas, na diminuição do uso de mão-de-obra qualificada, no fluxo contínuo de produção, na fixação da jornada de trabalho de oito horas, no aumento dos salários. 
II - A introdução do Ford T no mercado ajudou a gerar não apenas um novo modelo de produção, mas também, novos padrões de operários capazes de adquirir o produto do próprio trabalho, tornando-se modelos para a sociedade americana. 
III - O sucesso do Ford T marca um momento de prosperidade e crescimento para uma sociedade que aceitou as normas impostas pelos interesses da indústria: consumo restrito e seletivo, trabalho cadenciado e em ritmo leve, com deslocamento do operário no interior da fábrica. 
IV - O Ford T foi um símbolo da transformação no trabalho industrial. Os trabalhadores facilmente adaptaram-se ao seu novo ritmo e natureza. Esse carro foi, também, símbolo dos produtos industriais baseados em uma produção seletiva e padronizada que visava atender uma única parcela da sociedade. Dentre as alternativas abaixo: 
A) apenas I e II são corretas. 
B) apenas I e III são corretas. 
C) apenas II e IV são corretas. 
D) apenas III e IV são corretas.

8. CEDERJ 2010 - Uma das bases do desenvolvimento americano, no início do século XX, foi o chamado “fordismo” que garantia aos EUA a liderança no movimento de renovação mundial do capitalismo. Isso só foi possível pela combinação entre a administração das empresas e a produção industrial. A partir dessa observação: 
a) destaque um nome dentre aqueles que teorizaram essa nova relação entre administração e economia, nos EUA, que se transformou em sinônimo de “fordismo”; 
b) explique o significado do termo fordismo.

GABARITO
1. E
2. E
3. B
4. C
5. A
6. C
7. A
8.
a) Os nomes podem ser Fayol ou Taylor, só não será considerado Ford; 
b) O fordismo é o processo de radicalização da produção em série, aumentando a oferta de produtos por meio de uma relação ideal entre a administração das indústrias, a política de organização do trabalho e as inovações tecnológicas, de forma a aproveitar ao máximo o tempo. Podem ser citados exemplos vinculados aos sistemas industriais ou mesmo críticas ao fordismo.

Nenhum comentário: