PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Exercícios resolvidos de Geografia sobre o conceito de paisagem

1. UEPB 2007 - “Toda paisagem que reflete uma porção do espaço ostenta marcas de um passado mais ou menos remoto, apagado ou modificado de maneira desigual, mas sempre presente”. (Olivier Dolfus, 1991) 
De acordo com o texto, podemos afirmar: 
a) A paisagem é um conjunto de formas heterogêneas de idades diferentes. 
b) A paisagem é estática, ao passo que o espaço é dinâmico. 
c) As formas antigas da paisagem são sempre suprimidas, devido a seu envelhecimento técnico e social. 
d) As paisagens refletem, sempre, as marcas das desigualdades sociais, por serem produzidas sob o modo de produção capitalista. 
e) A paisagem é uma representação do espaço, mas não é espaço, portanto, exibe as formas, mas esconde a essência de sua produção.


2. UEPB 2009 - “A paisagem existe, através de suas formas, criadas em momentos históricos diferentes, porém coexistindo no momento atual”. (SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: técnica e tempo: razão e emoção. 2ª ed. São Paulo: Hucitec, 1997, p. 84) A partir da afirmativa do autor acima citado, é correto afirmar: 
a) Espaço e paisagem se diferenciam porque o espaço é uma produção social, enquanto que na paisagem predominam os elementos da dinâmica natural. 
b) Na paisagem podemos observar elementos naturais e culturais, bem como formas novas e antigas, que nos revelam sucessivos passados. 
c) A paisagem é forma estática, por isso jamais pode revelar as relações sociais do passado que produziram as formas geográficas do presente. 
d) A paisagem tem significado apenas panorâmico, pois é destituída de conteúdo social, o que nos permite contemplar as formas, mas jamais analisar a sua essência. 
e) A paisagem assim como o território são delimitados pelo alcance visual de quem os observa; são, portanto, espaços delimitados pelas relações de poder, cuja escala varia conforme a posição do observador.

3. ENEM 2012 - Portadora de memória, a paisagem ajuda a construir os sentimentos de pertencimento; ela cria uma atmosfera que convém aos momentos fortes da vida, às festas, às comemorações. CLAVAL, P. Terra dos homens: a geografi a. São Paulo: Contexto, 2010 (adaptado).
No texto é apresentada uma forma de integração da paisagem geográfi ca com a vida social. Nesse sentido, a paisagem, além de existir como forma concreta, apresenta uma dimensão
A) política de apropriação efetiva do espaço.
B) econômica de uso de recursos do espaço.
C) privada de limitação sobre a utilização do espaço.
D) natural de composição por elementos físicos do espaço.
E) simbólica de relação subjetiva do indivíduo com o espaço.

Leia também: 

4. UFCG 2008 - A paisagem é um dos conceitos básicos da ciência geográfica e suas modificações ocorreram ao longo da História. Sobre as paisagens, é INCORRETO afirmar que 
a) após a Revolução Industrial, os crescimentos econômico e demográfico reordenaram e deram à paisagem geográfica novos significados sócio-culturais em vários países europeus. 
b) durante a introdução da cultura pecuária nos Sertões, no período colonial brasileiro, a paisagem ficou inalterada. 
c) no final da Idade Média, as Ligas Hanseáticas, o comércio e a formação dos burgos contribuíram para a elaboração de novas paisagens culturais na Europa. 
d) as práticas político-econômicas do Mercantilismo favoreceram a formação de novas paisagens geográficas, tanto na Europa quanto na América. 
e) na Idade Moderna, a prática político-social dos cercamentos dos campos ou “enclosures”, contribuiu para a modificação das paisagens rural e urbana.

5. UFPI - Para o geógrafo Milton Santos paisagem é “o domínio do visível, aquilo que a vista abarca. Não é formada apenas por volumes, mas também de cores, movimentos, odores, sons (...). A dimensão da paisagem é a dimensão da percepção, o que chega aos sentidos.” (Metamorfose do Espaço Habitado. São Paulo: Hucitec, 1996, p.61-62). Considerando essa afirmação, analise as sentenças a seguir: 
I. A simples observação da paisagem não nos traz explicações sobre as funções das edificações, da organização dos sistemas de produção e de tecnologias empregadas. 
II. Apenas os elementos naturais são suficientes para entendermos o espaço geográfico, visível através das paisagens. 
III. Ao considerarmos os elementos naturais, as funções dos espaços construídos, as relações e as estruturas econômicas, sociais e políticas, estamos tratando do espaço geográfico e não apenas das paisagens. 
IV. As paisagens geográficas envolvem não somente os aspectos naturais, mas também os aspectos visíveis da cultura das sociedades. 
Está correto apenas o que se afirma em:
a) I e II 
b) II e III
c) II e IV 
d) I, II e IV 
e) I, III e IV

6. UFOP - Leia o texto a seguir: [...] Fechado ao sul pelo morro, descendo escancelado de gargantas até o rio, fechavam-no, a oeste, uma muralha e um vale. De fato, infletindo naquele rumo, o Vaza-Barris, comprimido entre as últimas casas e as escarpas a pique dos morros sobranceiros, torcia para o norte feito um cañon fundo. A sua curva forte rodeava, circunvalando-a, depressão em que se erigia o povoado, que se trancava a leste pelas colinas, a oeste e norte pelas ladeiras das terras mais altas, que dali se intumescem até aos contrafortes extremos do Cambaio e do Caipá; e ao sul pela montanha. [...] CUNHA, Euclides da. Os Sertões. Disponível em: . Acesso em: 4 abr. 2007. O texto acima descreve um(a): 
a) Paisagem. 
b) Território. 
c) Região. 
d) Lugar.

7. UNIPAM - “Tudo aquilo que nós vemos, o que nossa visão alcança, é a paisagem. Esta pode ser definida como o domínio do visível, aquilo que a vista abarca. Não é formada apenas de volumes, mas também de cores, movimentos, odores, sons, etc. [...]”. (SANTOS, Milton. Metamorfoses do espaço habitado. São Paulo: Hucitec, 1988).
Observe a paisagem abaixo.
Fonte: IVERNEL, Martin. Histoire-Geographie. Paris: Hatier, 2000. p. 274. A partir da citação e da leitura da paisagem, todas as alternativas estão corretas, EXCETO: 
a) A paisagem pode ser considerada como o resultado do processo de construção do espaço geográfico. Ela evidencia, por exemplo, a história da população que ali vive e a maneira como utiliza alguns recursos naturais em seu dia-a-dia. 
b) Esta paisagem também pode ser analisada para além do que é percebido apenas pelo olhar. Isso quer dizer que é possível buscarmos explicações para aquilo que se encontra por detrás da paisagem, a busca dos significados do que aparece. 
c) Na aparência, as formas da paisagem estão apresentadas de modo estático. Mas, por outro lado, a paisagem é resultado de todo um processo de movimentos da população em busca de sua sobrevivência, como também pode ser resultante de movimentos da natureza. 
d) A paisagem é formada, ou por elementos físicos, ou por elementos culturais. Nessa análise, para a compreensão de uma determinada realidade, é imprescindível analisarmos, de maneira compartimentada, os aspectos naturais e os sociais.

8. UFJF 2012 - Leia o poema abaixo, escrito por Alice Ruiz.
ANDAR 
ANDOR 
ARDOR 
AR D'OURO 
PRETO 

há muito para subir em Ouro Preto 
mesmo que o tempo tarde 
andar devagar, bem devagar 
escalar ruas 
passo a passo 
olhar para o chão 
enquanto as montanhas 
impassíveis 
disputam nosso olhar 
é no passar 
que se põe o ardor 
acima e abaixo 
aos pés, ao céu 
rochas para caminhar 
mar de rochas 
montanhas de pedra 

há muito para descer em Ouro Preto 
o frio das alturas 
impregnado desse spleen* 
que não se explica 
e a cada passo 
uma lição de paciência 
e a cada olhar 
uma lição de silêncio 
e a cada casa, porta, beiral 
uma lição de história 
que aqui perdura 
dura, dura rocha 
pedra sobre pedra 
tudo que aqui se passou 
também ficou 
e fica em nosso passo 
nessa rua 
a ressoar 
que a história 
é a pré-história 
de nós mesmos 
que passamos 
Disponível em: . Acesso em: 28 set. 2011. 
* A palavra denota melancolia extrema.
O geógrafo Milton Santos define paisagem como tudo aquilo que nós vemos, o que nossa visão alcança. Não é apenas formada de volumes, mas também de cores, movimentos, atores, sons, etc. A paisagem é uma sucessão de tempos. SANTOS, Milton. Metamorfoses do espaço habitado. São Paulo: HUCITEC, 1988. Adaptado. 

a) Como o elemento natural interfere nessa paisagem? 
b) Através do poema, percebe-se que a paisagem é uma sucessão de tempos, no seguinte verso: 

Gabarito - Respostas
1. E
2. B
3. E
4. B
5. E
6. A
7. D
8. 
a) Que o estudante relacione as características do relevo acidentado da região com as formas de ocupação de encostas e fundos de vale, destacando aspectos das formações geomorfológicas e do clima tropical de altitude em suas relações com as interferências humanas naquela paisagem: ocupação de áreas de riscos de deslizamentos, intensificação de processos erosivos, bem como nas dinâmicas de funcionamento da cidade.

b) Serão consideradas corretas as questões que apresentarem transcrições de versos que reportem ao conceito de paisagem: “... e a cada casa, porta, beiral uma lição de história que aqui perdura...”, “... tudo que aqui se passou também ficou e fica em nosso passo nessa rua a ressoar...”.

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...