O Modernismo começa oficialmente com a Semana de Arte Moderna, em 1922. Motivados por movimentos artísticos que agitavam a Europa naquele início do século XX, os modernistas brasileiros vão propor uma ruptura com as tradições artísticas estrangeiras e a criação de uma arte genuinamente brasileira. Em uma carta enviada ao poeta Carlos Drummond de Andrade, em 1924, Mário de Andrade escreve: Nós temos que dar ao Brasil o que ele não tem e que por isso até agora não viveu, nós temos que dar uma alma ao Brasil e para isso todo sacri cio é grandioso, é sublime.
ANDRADE, M. de apud FROTA, L. C. Carlos e Mário: correspondência completa entre Carlos Drummond de Andrade e Mário de Andrade. Rio de Janeiro: Bem-Te-Vi, 1988. p. 54.
- Nesse trecho, Mário de Andrade revisita, mais de meio século depois, a proposta de José de Alencar quanto ao papel de escritores e artistas para o processo de construção de uma identidade nacional.
Considerando a proposta modernista, qual é a necessidade desse novo comprometimento com a identidade e a cultura nacional?
RESPOSTA:
Como o Modernismo
visa romper com algumas
visões anteriores, ao
propor outras abordagens
in uenciadas por novos
movimentos estéticos,
há uma necessidade de
atualizar a re exão sobre a
identidade do país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário