PESQUISAR ESTE BLOG

Questão de Sociologia - UEL 2023 - Leia os textos a seguir. O termo uberização nasce justamente de um desses aplicativos

UEL 2023 - Leia os textos a seguir.
O termo uberização nasce justamente de um desses aplicativos, mais especificamente da empresa Uber, fundada em 2009 e instaurada no Brasil em 2014. Essa empresa buscou oferecer uma plataforma digital onde um motorista autônomo, chamado de parceiro, era capaz de se conectar a um usuário de aplicativo – cliente – para prestar-lhe serviços de locomoção. No entanto, foi o conceito do serviço dessa empresa que serviu de pioneirismo para designar um novo tipo de relação de trabalho.
(MATA, L. F. A uberização do trabalho no Brasil: desafios e perspectivas. 2021. Disponível em: . Acesso em: 12 dez. 2022.)

O trabalho uberizado – e isso em si já é trágico – não se restringe aos trabalhadores que trabalham em plataformas como Uber ou iFood. Há, hoje, plataformas de diversas modalidades de trabalho: médicos, engenheiros, empregadas domésticas, jornalistas, professores. Todos os trabalhadores desse amplo campo dos serviços tendem a se converter em trabalhadores uberizados.
(ANTUNES, R. apud FACHIN, P. A expansão do trabalho uberizado nos levará à escravidão digital. 2020. Disponível em: . Acesso em: 15 dez. 2022.)

Com base nos conhecimentos sobre as transformações recentes no mundo do trabalho e considerando o contexto caracterizado nesses textos, explique a relação entre trabalho informal e trabalho precarizado.

RESPOSTA:
O trabalho informal é caracterizado pela precariedade. Nele, os trabalhadores não possuem vínculo empregatício, tampouco possuem CNPJ. Não têm direitos, portanto, a férias remuneradas, 13º salário, contribuição previdenciária e demais formas de seguridade social. Embora o trabalho informal seja comum no Brasil há bastante tempo, ele adquire grandes proporções durante crises econômicas, quando há diminuição na oferta de contratos formais de trabalho “com carteira assinada”. Nos últimos dez anos, desenvolveu-se uma nova relação de trabalho informal, gerenciada por aplicativos e plataformas digitais. A esse processo denominamos “uberização do trabalho”, em uma referência explícita à Uber, empresa que intermedeia a prestação de serviços de transporte e a demanda dos consumidores. No entanto, o trabalho uberizado não se restringe a essa plataforma, tendo sido expandido para diversos tipos de prestações de serviços. A novidade dessa nova forma de trabalho informal é justamente o gerenciamento, por meio de algoritmos, da oferta e do pagamento de serviços. Em um processo de acentuada precarização, os trabalhadores recebem suas metas de trabalho e seus rendimentos pela empresa, sem que sejam considerados funcionários dela. As empresas determinam o preço dos serviços e a margem de seus lucros. A exploração do trabalho torna-se ainda mais evidente. Com a uberização, os trabalhadores geram lucro às empresas, sem que tenham nenhum de seus direitos garantidos.

Nenhum comentário: