ENEM PPL 2021 - O processo formativo do Estado desenrolou-se segundo a dinâmica de dois movimentos contraditórios e simultâneos: fragmentação e centralização. De um lado, fragmentação na medida em que os príncipes europeus tiveram de lutar contra o poder universalista do papa; e centralizador na medida em que os príncipes tiveram que lutar contra o poder político e militar de outros chefes políticos rivais. Desse processo resultaram as características fundamentais do Estado moderno: exército e burocracia civil permanentes, padronização tributária, direito codificado e mercado unificado. GONÇALVES, W. Relações Internacionais. Rio de Janeiro. Zahar, 2008 (adaptado).
A institucionalização política mencionada teve como uma de suas causas o êxito de alguns príncipes em
a) monopolizar o uso legítimo da força.
b) reforçar a hegemonia social do clero.
c) restringir a influência cultural da nobreza.
d) respeitar a diversidade das vivências locais.
e) conter a autoridade das lideranças carismáticas.
RESPOSTA:
Letra A.
Na formação dos Estados Nacionais modernos, os reis precisaram impor-se sobre outras forças internas (nobreza guerreira e cidades autônomas), além de enfrentar as pretensões universalistas do chefe da Igreja Católica. Para tanto, foram criados exércitos, inicialmente mercenários e depois forças regulares, para subjugar os nobres feudais refratários ao poder centralizado. No caso dos atritos entre poder real e papado, teve destaque a atuação de Felipe IV, da França, conhecido como “o Belo”, que conduziu coercitivamente o sumo pontífice ao território francês provocando uma situação conhecida como “Cativeiro de Avignon”.
LEIA TAMBÉM:
Questões de Sociologia / ENEM PPL 2021 - Questão 47 - Questão 49 - Questão 55 - Questão 59 - Questão 64 - Questão 65 - Questão 77 - Questão 81 - Questão 85 - Questão 90 -
Nenhum comentário:
Postar um comentário