PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 16 de junho de 2017

Livro "Climatologia do Brasil" - Edmon Nimer - Faça o seu download aqui!




Download - PDF: Nimer, Edmon. Climatologia do Brasil. IBGE, Departamento de Recursos Naturais e Estudos Ambientais, 1989. 422 p.

O presente volume constitui uma série de importantes estudos a respeito da Climatologia do Brasil, não só pelas substanciadas informações nele contidas, mas, principalmente pelo modo que o autor procura enfatizar a moderna orientação metodológica da climatologia dinâmica, cujos princípios básicos apoiam-se nos estudos das massas de ar. 

Esta moderna linha de investigação pode ser perfeitamente observada no capítulo em que se estuda a precipitação pluviométrica no Cariri cearense, onde o autor chama a atenção para o fato de que a análise estatística da precipitação fundamenta-se na variabilidade das condições climáticas, fugindo daquela visão tradicional fornecida pelo estudo das "normais climatológicas", ou seja, pela análise dos valores médios de um longo período de observação, cujos resultados representam um esboço do quadro climático de uma determinada região, principalmente ao se considerar a pluviosidade nas regiões tropicais, caracterizada por uma grande variabilidade. 

Na verdade, a preocupação de direcionar as pesquisas climatológicas para o campo da climatologia . dinâmica é uma constante ao longo deste volume, mesmo porque o clima é, em sua essência, um fenômeno dinâmico.

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...