Escândalo de fraude fiscal: um mundo de dinheiro e contas bancárias secretas no HSBC de Genebra
Na semana passada, uma apuração do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ na sigla em inglês) , uma equipe de jornalistas de 45 países, vazou a informação sobre contas bancárias secretas na filial suíça do HSBC Private Bank .
Os mais de 60.000 arquivos se referem a contas bancárias que somam mais de US $ 100 bilhões no total e fornecem informações sobre mais de 100.000 clientes, suas contas e o montante de dinheiro escondido na Suíça, longe de suas autoridades fiscais nacionais.
Em 2008, um delator do HSBC repassou os dados ao governo francês e ao jornal "Le Monde". Posteriormente estas informações foram compartilhadas com o ICIJ.
Os dois mapas (anamorfoses) mostrados neste post revelam a imagem global que emerge a partir dos dados vazaram : eles mostram os países do mundo redimensionadso de acordo com o número total de clientes e do valor absoluto das suas contas atribuído ao respectivo país de origem:
Mapa-múndi do dinheiro mantido em contas bancárias secretas suíças do HSBC (Acesse aqui para ampliar) |
Mapa-múndi dos clientes que têm contas bancárias secretas suíço HSBC (Acesse para ampliar) |
Na América do Sul e Central, os países com números mais visíveis são Venezuela, Brasil, Panamá e Uruguai, ficou em 3º , 9º , 26º e 26º lugares, respectivamente. De acordo com os documentos, 696 clientes de Venezuela mantêm uma conta com cerca de 14,8 bilhões dólares. A quantidade máxima de dinheiro associado a um único cliente é da Venezuela com o valor de 11900000000 dólares. Isso deixa apenas cerca de US $ 3 bilhões para os restantes 695 clientes desse país.
No Oriente Médio os países que aparecem mais próximos do todo desta lista são: Israel (6º lugar), Arábia Saudita (11º ) e Líbano (12º ).
*Com informações do ViewsOfTheWorld
Nenhum comentário:
Postar um comentário