PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 22 de setembro de 2013

Sessão Desenho: Como funciona uma usina hidrelétrica?

Sessão Desenho*: Como funciona uma usina hidrelétrica? 
Animação da Eletrobrás explica o funcionamento de usina hidrelétrica, qual o princípio de produção, como a energia é transformada e todos os detalhes

O Zeca adora videogame e é o campeão entre os amigos. O pai do Zeca é escritor e trabalha em casa usando o laptop. 
Como funciona uma usina hidrelétrica?. (Foto: Divulgação/ Reprodução)
A mãe do Zeca fica preocupada e sempre leva um cafezinho pra ele. Agora, você tem ideia que o videogame do Zeca, o laptop do pai do Zeca e a cafeteira da mãe do Zeca tem em comum? É a energia elétrica. De onde ela vem? 
A família do Zeca: unidos pela energia elétrica. (Foto: Divulgação/ Reprodução)
Pode-se conseguir energia elétrica de várias formas: queima de petróleo, carvão ou gás, fissão nuclear e até o movimento das águas de um rio pode gerar energia elétrica. É isso que faz uma usina hidrelétrica. 
Usina Hidrelétrica. (Foto: Divulgação/ Reprodução)
A energia produzida em uma usina hidrelétrica é uma das mais limpas e seguras que existem. A emissão de poluentes é muito baixa, ao contrário do que acontece nas usinas a óleo e carvão. Isso porque a matéria prima utilizada para gerar energia é água, um combustível praticamente inesgotável. 

Depois de um estudo cuidadoso para não prejudicar o meio ambiente a água do rio é represada por barragens. Elas controlam o nível das represas. Se chover muito as comportas se abrem e dão vazão ao excesso de água.

Saiba todos os detalhes do funcionamento de uma usina hidrelétrica na sexta Sessão Desenho, do Blog de Geografia (Suburbano Digital). Como funciona uma usina hidrelétrica?

Aperte o play e confira!
 Como funciona uma usina hidrelétrica?
Eletrobrás. Centrais Elétricas Brasileiras S.A.
* Neste post é utilizado parte do texto da animação.

Um comentário:

Rani disse...

Amei! Vou usar o vídeo na aula de Geografia!