PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Fauna e Flora do estado do Espírito Santo

Um dos principais desafios do Espírito Santo é conciliar o desenvolvimento com a preservação dos recursos naturais.

No passado, todo o território do Espírito Santo era coberto pela mata Atlântica. Hoje resta apenas uma pequena área de floresta. Por causa disso, muitas espécies vegetais e animais estão ameaçadas de extinção no estado.
Águia-real (Aquila chrysaetos).
A variedade da fauna, no entanto, é grande. Os animais encontrados são: tatu-canastra, muriqui, onça-pintada, preguiça-de-coleira, sagui-da-serra, anta, macuco, jaó-do-litoral, águia-real, mutum-de-penacho, papagaio-moleiro, tartaruga-gigante, tartaruga-verde e surucucu. No estado há diversos locais que servem para armazenamento dos ovos de tartarugas-marinhas, contribuindo com sua preservação.

A flora do Espírito Santo, apesar da devastação, também é bastante diversificada. Nas serras do estado há 476 espécies de árvore em cada hectare (1 hectare corresponde a 10 mil metros quadrados).

No litoral, encontra-se a vegetação típica de praias, dunas e restingas. Nos manguezais — áreas em que as águas dos rios se misturam com o mar — há arbustos e algumas espécies de árvores. Ali se reproduzem caranguejos, sururus, siris, ostras e muitos peixes.

Fonte: B.E.

Nenhum comentário: