domingo, 15 de setembro de 2013

Pontos extremos e extensões do Brasil; veja no mapa

Assuntos: O território brasileiro; localização do território brasileiro; extensão latitudinal e longitudinal; fronteiras e pontos extremos do Brasil; lista de pontos extremos do Brasil; Pontos extremos e extensões do Brasil.

O território brasileiro apresenta grande extensão longitudinal (de leste a oeste) e extensão longitudinal (de norte a sul). Observe, no mapa, as extensões  e os pontos extremos do território brasileiro.
Brasil: Fronteiras e Pontos Extremos - Mapa
Fonte: Atlas geográfico escolar : ensino fundamental do 6º ao 9º ano. IBGE. - Rio de Janeiro : IBGE, 2010. p. 10

Fronteiras
O Brasil tem uma fronteira terrestre de 15 719 km, fazendo vizinhança com os seguintes países: Guiana Francesa, Suriname, Guiana, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai. Além destas fronteiras, o País é banhado por 7 367 km de águas litorâneas.

Pontos extremos
O lugar que se encontra mais a oeste do Brasil fica no Estado do Acre, na nascente do Rio Moa. O extremo leste do País está na Paraíba, na Ponta do Seixas. O ponto mais ao Sul do Brasil é o encontro do Arroio Chuí com o Oceano Atlântico, no Rio Grande do Sul. E o lugar mais ao norte do Brasil fica em Roraima, na nascente do Rio Ailã.

*Com informações do Atlas geográfico escolar do IBGE.

Nenhum comentário: