quarta-feira, 3 de julho de 2013

Já está disponível o Guia de livros didáticos PNLD 2014 – Anos Finais do Ensino Fundamental

Guia de livros didáticos PNLD 2014 – Anos Finais do Ensino Fundamental

Guia PNLD 2014 - Anos Finais do Ensino Fundamental. O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) tem por objetivo prover as escolas públicas do ensino fundamental e médio com livros didáticos, acervos de obras literárias, complementares e dicionários. Neste ano, as escolas escolherão os livros do ensino fundamental do 6º ao 9º ano para alunos e professores. 
Livro Didático: o mais antigo dos programas voltados à distribuição
de obras didáticas aos estudantes da rede pública de ensino brasileiro.

As informações completas para o processo de escolha estão no Guia de Livros Didáticos tanto na versão impressa quanto digital,  e está disponível no portal do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)  em http://www.fnde.gov.br/programas/livro-didatico/guia-do-livro/guia-pnld-2014

O Guia de Livros Didáticos 2014 tem resumos e informações de cada uma das obras selecionadas para o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). São livros do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, nos componentes curriculares de língua portuguesa, matemática, ciências, geografia, história e língua estrangeira moderna – inglês ou espanhol
"Com o guia em mãos, professores, diretores e coordenadores pedagógicos podem conhecer melhor os livros e selecionar os mais adequados ao método de ensino de cada escola. Depois disso, basta entrar no sistema do FNDE e oficializar a escolha".

"As escolas receberão uma carta amarela, registrada, com dados de usuário e senha de acesso ao sistema de escolha do livro, previsto até o mês de julho". 

O prazo para o registro da escolha dos livros didáticos para o triênio de 2014 a 2016 pela internet será de 02 a 12 de Agosto de 2013. O Guia do PNLD 2014 está disponível no link http://www.fnde.gov.br/programas/livro-didatico/guia-do-livro/guia-pnld-2014


É importante ressaltar que, no período que vai da divulgação do Guia pelo FNDE até o final da temporada de escolha, os representantes dos editores ficam impedidos de acessar as dependências das escolas para realizar divulgação dos títulos participantes, e ficam proibidos de participar de eventos das escolas e secretarias destinados à realização das escolhas, cabendo aos dirigentes e professores denunciar as violações pelo telefone 0800 616161 ou pelo portal www.fnde.gov.br no espaço reservado ao processo de escolha. Também é não é permitido às escolas aceitar vantagens oferecidas pelos editores e seus representantes. 

O MEC e o FNDE não solicitam confirmação de dados de usuário e senha por e-mail ou telefone. As escolas devem cuidar para que esses dados fiquem seguros. Possíveis violações ao processo de escolha devem ser denunciadas pelos dirigentes e professores, pelo 0800 616161 ou pelo portal do FNDE. Para informações, consulte o portal do FNDE ou recorra ao Serviço de Atendimento ao Cidadão, pelo telefone 0800 616161, teclando “2” e depois “5”.

Nenhum comentário: