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terça-feira, 30 de abril de 2013

Nordeste - Questões de Vestibulares e Enem - Geografia

Questões de Vestibulares e Enem - Geografia - Nordeste - com gabarito
1. (Enem 2007)
O açúcar
branco açúcar que adoçará meu café
nesta manhã de Ipanema
não foi produzido por mim
nem surgiu dentro do açucareiro por milagre.

Vejo-o puro
e afável ao paladar
como beijo de moça, água
na pele, flor
que se dissolve na boca. Mas este açúcar
não foi feito por mim.
Este açúcar veio da mercearia da esquina e tampouco o fez o Oliveira,
[dono da mercearia.

Este açúcar veio
de uma usina de açúcar em Pernambuco
ou no Estado do Rio
e tampouco o fez o dono da usina.

Este açúcar era cana
 e veio dos canaviais extensos
 que não nascem por acaso
 no regaço do vale. (...)

Em usinas escuras,
homens de vida amarga
 e dura
produziram este açúcar
branco e puro
com que adoço meu café esta manhã em Ipanema.
Ferreira Gullar. Toda Poesia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1980, p. 227-8.

A antítese que configura uma imagem da divisão social do trabalho na sociedade brasileira é expressa poeticamente na oposição entre a doçura do branco açúcar e
a) o trabalho do dono da mercearia de onde veio o açúcar. 
b) o beijo de moça, a água na pele e a flor que se dissolve na boca. 
c)o trabalho do dono do engenho em Pernambuco, onde se produz o açúcar. 
d) a beleza dos extensos canaviais que nascem no regaço do vale. 
e) o trabalho dos homens de vida amarga em usinas escuras.

2. (Enem 2001) A Mata Atlântica, que originalmente se estendia por todo o litoral brasileiro, do Ceará ao Rio Grande do Sul, ostenta hoje o triste título de uma das florestas mais devastadas do mundo. Com mais de 1 milhão de quilômetros quadrados, hoje restam apenas 5% da vegetação original, como mostram as figuras.
a) as transformações climáticas, especialmente na Região Nordeste, interferiram fortemente na diminuição dessa floresta úmida. 
b) nas três últimas décadas, o grau de desenvolvimento regional impediu que a devastação da Mata Atlântica fosse maior do que a registrada. 
c) as atividades agrícolas, aliadas ao extrativismo vegetal, têm se constituído, desde o período colonial, na principal causa da devastação da Mata Atlântica. 
d) a taxa de devastação dessa floresta tem seguido o sentido oposto ao do crescimento populacional de cada uma das Regiões afetadas. 
e) o crescimento industrial, na década de 50, foi o principal fator de redução da cobertura vegetal na faixa litorânea do Brasil, especialmente da região Nordeste.

3. (ENEM 2006)
Na região sul da Bahia, o cacau tem sido cultivado por meio de diferentes sistemas. Em um deles, o convencional, a primeira etapa de preparação do solo corresponde à retirada da mata e à queimada dos tocos e das raízes. Em seguida, para o plantio da quantidade máxima de cacau na área, os pés de cacau são plantados próximos uns dos outros. No cultivo pelo sistema chamado cabruca, os pés de cacau são abrigados entre as plantas de maior porte, em espaço aberto criado pela derrubada apenas das plantas de pequeno porte. Os cacaueiros dessa região têm sido atacados e devastados pelo fungo chamado vassoura-de-bruxa, que se reproduz em ambiente quente e úmido por meio de esporos que se espalham no meio aéreo. As condições ambientais em que os pés de cacau são plantados e as condições de vida do fungo vassoura-de-bruxa, mencionadas acima, permitem supor-se que sejam mais intensamente atacados por esse fungo os cacaueiros plantados por meio do sistema
a) convencional, pois os pés de cacau ficam mais expostos ao sol, o que facilita a reprodução do parasita. b) convencional, pois a proximidade entre os pés de cacau facilita a disseminação da doença.
c) convencional, pois o calor das queimadas cria as condições ideais de reprodução do fungo.
d) cabruca, pois os cacaueiros não suportam a sombra e, portanto, terão seu crescimento prejudicado e adoecerão.
e) cabruca, pois, na competição com outras espécies, os cacaueiros ficam enfraquecidos e adoecem mais facilmente.

4. (UFPE 2007) Num relatório de trabalho de campo, realizado por um grupo de alunos encarregados de estudar geograficamente uma determinada área do Brasil, foi dito o seguinte: “A área investigada, situada na Zona da Mata pernambucana, apresenta um relevo dominantemente composto por colinas de perfil convexo, em áreas cristalinas. Os solos são bem desenvolvidos e, nas várzeas, são excelentes para o desenvolvimento de atividades agrícolas. Essa área apresenta semelhanças notáveis com alguns trechos da Região Sudeste do país, especialmente no que se refere às condições de umidade atmosférica, pedológicas e cobertura vegetal. Contudo o uso do solo e o processo de ocupação do espaço exibem grandes diferenças quando comparadas com essa macrorregião brasileira mencionada”. Que princípio da análise geográfica foi utilizado nesse texto?
A) Princípio da Analogia
B) Princípio do Atualismo
C) Princípio da Atividade
D) Princípio do Determinismo
E) Princípio da Causalidade

5. (Enem 1999) Muitas usinas hidroelétricas estão situadas em barragens. As características de algumas das grandes represas e usinas brasileiras estão apresentadas no quadro abaixo.
A razão entre a área da região alagada por uma represa e a potência produzida pela usina nela instalada é uma das formas de estimar a relação entre o dano e o benefício trazidos por um projeto hidroelétrico. A partir dos dados apresentados no quadro, o projeto que mais onerou o ambiente em termos de área alagada por potência foi
a) Tucuruí.
b) Furnas.
c) Itaipu.
d) Ilha Solteira.
e) Sobradinho.

6. (UNESP 2006)  O Estado assinalado no mapa possui grandes depósitos de areia que são movimentados pela ação do vento, constituindo bela paisagem geográfica, atualmente muito explorada pelo turismo.

Assinale a alternativa que contém o nome do Estado, a formação decorrente da acumulação eólica e a paisagem geográfica resultante.
a) Ceará; restingas; Lençóis Cearenses.
b) Paraíba; salinas; Falésias Paraibanas.
c) Piauí; salinas; Dunas do Piauí.
d) Maranhão; dunas; Lençóis Maranhenses.
e) Rio Grande do Norte; dunas; Salinas Potiguares.

Gabarito/Resolução comentada
1. E  
2. C  Acesse a resolução comentada aqui!
3. B  Acesse a resolução comentada aqui!
4. A  Comentário:
O Princípio implícito no texto é o da Analogia, que foi enunciado por Karl Ritter. De acordo com esse princípio, depois de uma área estudada ser delimitada, deve-se compará-la com outras áreas, estabelecendo as semelhanças e diferenças que existam.
5. E  Acesse a resolução comentada aqui!
6. D Acesse a resolução comentada aqui! (Questão 25)

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