PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

O Barão do Rio Branco e o mapa do Brasil


Vídeo: O Barão do Rio Branco e o mapa do Brasil
José Maria da Silva Paranhos Junior, este é o nome do Barão do Rio Branco, o patrono na diplomacia brasileira e uma das figuras mais populares de nossa história.

Foi graças a habilidade diplomática do Barão que o mapa do Brasil tem a conformação que hoje conhecemos. O Barão do Rio Branco foi o responsável pelos vários acordos que o Brasil assinou com países vizinhos, na América do Sul, definindo nossas fronteiras e garantindo de forma pacífica a incorporação de uma área de novecentos quilômetros quadrados ao território nacional. Foram esses acordos que possibilitaram ao Brasil ser o quinto maior país do mundo em extensão territorial.

O Barão morreu em 1912 e ao longo desses 100 anos, recebeu várias homenagens. Deu nome à capital do Acre, Rio Branco, a ruas e avenidas importantes em várias cidades brasileiras e teve o rosto impresso em cédulas e moedas de nosso dinheiro. Rio Branco também é o nome do instituto que forma os nossos diplomatas - escola famosa por ser uma das melhores do mundo.

Participam deste programa os embaixadores Luiz Felipe Lampreia e Manoel Gomes, o jornalista Jorge Castro e o professor de Relações Internacionais da UERJ Williams Gonçalves.

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...